5 Fortes Razões para você praticar Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Quer saber os benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer?

Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Bem, eu já falei sobre esse assunto aqui no Blog antes, quando escrevi sobre: A importância das atividades físicas para pacientes com câncer.

Mas devido a importância desse tópico; Pois sei o quanto praticar esportes durante meu tratamento ( que durou 13 meses) me deu qualidade de vida.

Obviamente, colaborou com a minha cura.  E, tem colaborado para que eu me mantenha saudável, decidi reescrever dando um enfoque diferente a esse tema…

Dessa vez, quero compartilhar  uma publicação de um estudo científico  na renomada revista  JAMA que coletou  dados de mais 12 estudos anteriores . E incluiu 1,44 milhões de indivíduos! Essa é a maior análise realizada até hoje sobre o exercício e o câncer.

E pra fechar com chave de ouro, também  convidei a minha Mega, Top, Blaster Fisioterapeuta e Professora de Pilates: Lucélia Sant’Anna para falar sobre esse assunto aqui no Blog.

Olha que chic!

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Então, primeiro vamos a essa publicação sobre Exercício Físico e o Câncer:

Nesse estudo, os voluntários foram questionados sobre o quanto de atividade física estavam envolvidos durante o último ano.

Metade se exercitaram em uma quantidade igual ou maior que 150 minutos por semana e a outra metade menos. A saúde deles foi monitorada durante 7 a 28 anos.

Os resultados indicaram que os indivíduos que mais se exercitaram apresentaram um percentual menor de diversos tipos de câncer como o esofágico, fígado, pulmão, cólon, mama entre outros.

Foi relatada uma diminuição de risco de desenvolvimento de câncer de 7% para os indivíduos que praticavam atividade física regularmente.

Sim, praticar atividades físicas não só previne o Câncer, como tem o poder de frear o avanço da doença!

Então, pense duas vezes antes de continuar lendo esse Artigo. Porque você vai descobrir que ficar sedentária antes, durante e após o câncer é um péssimo negócio para sua Saúde!

E se você está se perguntando como fazer atividades físicas se você tem se sentido tão cansada e debilitada durante o seu tratamento, especialmente se você estiver fazendo quimioterapia…

Saiba que esse cansaço, chamado de fadiga oncológica, acomete mais de 90% dos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

No  artigo:  Você já ouviu falar em Fadiga Oncológica ? Eu compartilho algumas dicas pra você começar a se exercitar, mesmo se ainda estiver em tratamento.

Então, agora vamos saber o que a minha Fisioterapeuta e Professora de Pilates tem a dizer sobre esse assunto: 

Sabemos que é muito importante realizar exercício físico, pois traz inúmeros benefícios para seus praticantes.

Mas atenção, estes exercícios devem ser orientados por um profissional qualificado e habilitado.

Porque para alcançarmos os benefícios da prática dos exercícios físicos, estes devem ser realizados com frequência e duração definida previamente com o profissional que avaliou o quadro do praticante.

Somente assim, as atividades físicas serão direcionadas de acordo com  o que cada indivíduo necessite, devendo ser considerado as patologias pregressas (doenças existentes como por exemplo: hipertensão arterial, câncer…)

Assim como, as condições clínicas (nível de limitação do futuro praticante) e também as disfunções cinético funcionais (como músculos e articulações se comportam para executar determinada tarefa-função).

Dados epidemiológicos do INCA estimam que entre 2016-2017 surgirão cerca de 600 mil novos casos de câncer no Brasil, e este dado é alarmante!!!

Acredita-se que esses novos casos estão relacionados com o aumento da expectativa de vida, a urbanização e a globalização.

Porém,  o estilo de vida adotado pela população também contribui para esta estatística.

Então, vamos dar destaque ao estilo de vida, já que este fator pode ser determinante, porém é modificável.

Pois podemos reeducar os maus hábitos alimentares, assim como adotar a prática de atividade física para termos mais qualidade de vida.

Vamos dar vida aos anos!!!

O câncer é definido como uma multiplicação de células anormais (tumor maligno), sendo também reconhecido como uma doença multifatorial.

POR QUE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER?

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Não é novidade que o exercício físico faz bem para a saúde e , quando  praticado regularmente, melhora a autoestima.

Mas agora você descobrirá 5 Fortes Razões para você priorizar a prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de câncer :

1)Equilíbrio de hormônios

Que favorecem o desenvolvimento de alguns tipos de tumores como o estrógeno no câncer de mama por exemplo.

Além disso, praticar exercícios físicos com regularidade produz hormônios que estimulam a sensação de bem estar.

2) Controle de fatores pró-inflamatórios

Que poderiam estimular um processo inflamatório crônico que favorece o desenvolvimento tumoral.

3) Regula a insulina

Evitando assim sua resistência que está associada com diversas condições clínicas não benéficas.

4) Melhora a circulação sanguínea

Quem pratica atividades físicas regularmente tem um menor risco de sofrer de doenças do coração e problemas de hipertensão arterial e colesterol. isto se deve a sua poderosa influência sobre o sistema circulatório.

Já que a prática de Atividades Físicas aumenta a frequência cardíaca e o bombeamento do sangue por todo o corpo.

5) Contribui significativamente para o reforço do sistema imunológico

Além disso, podemos ressaltar que a atividade física favorece a diversidade do microbioma, fortalecendo o sistema imunológico.

Vamos destacar que para quem encontra-se em tratamento de câncer, a questão do reforço imunológico é de suma importância.

Devido a debilidade que este sistema sofre durante este processo. Temos inúmeras publicações científicas que afirmam este benefício.

O Sistema Imunológico fortalecido também é essencial também  para otimizar os fatores de proteção contra o desenvolvimento de câncer.   

Lembrando sempre que o câncer é uma doença multifatorial ( causada por diversos fatores) e portanto devemos fazer inúmeras mudanças no nosso cotidiano!!!

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Mas antes de você sair por aí fazendo qualquer exercício físico, consulte seu médico oncologista que analisará o seu quadro clínico para determinar se você está apto (a) para praticar atividades físicas.

Um dos exercícios físicos mais indicados para pacientes oncológicos é o Pilates, porque é o que melhor se adapta as limitações de cada indivíduo.

Além de contribuir para a melhora da postura, alívio do estresse, melhora a respiração, traz alívio de dores articulares e musculares, tonifica a musculatura, melhora a flexibilidade e a mobilidade.

Enfim, além de todos os benefícios por ser um exercício físico, ele também têm os benefícios que são específicos do método.

Temos uma infinidade de motivos para se tornar um “pilateiro”.

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Nunca é demais repetir: Lembre-se de perguntar ao oncologista se você está apto (a) para se exercitar e caso opte pelo Pilates, procure um profissional que seja fisioterapeuta para orientá-lo (a)!!

Por Lucélia F. Sant’Anna , Fundadora do Postural Pilates 

Fisioterapeuta

Mestranda em Gerontologia

Pós graduada em Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor

Pós graduada em Fisioterapia Neurofuncional

Quiropraxia

RPG (Reeducação Postural Global)

Pilates

NeoPilates

Então, gente, se você está em tratamento e está totalmente sedentária, depois de se orientar com seu oncologista experimente começar com leves caminhadas…

Uma voltinha no quarteirão já está valendo!

Se você já finalizou o tratamento, saiba que segundo Estudos, a prática regular de atividades físicas reduz em até 50 % o risco de recidivas!

Então, bora malhar ?

benefícios da prática de Atividades Físicas durante o Tratamento de Câncer

Ah! E se você tiver  qualquer dúvida, sobre atividades físicas, fisioterapia ou pilates, coloca aí embaixo nos comentários que a Lucélia e eu iremos te responder, combinado?

: ))))))

Referências:

Características gerais das neoplasias

www.unicamp.br

Dados epidemiológicos

www.inca.gov.br

O câncer de mama no estado do Pará, Brasil e o papel da Liga Acadêmica de Oncologia na promoção da saúde feminina: um relato de experiência.

Revista ABCS Health Sciencies, 2017.

 JAMA Intern Med. Published online May 16, 2016. 



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

12 Comentários


  1. Meditação conta como atividade física?


  2. Fiz mastectomia radical e agora braço inchando, sinto dores, preciso me exercitar para diminuir essas dores
    Me indique alguns


  3. Oi querida, é comum e perfeitamente normal esse turbilhão de emoções que a gente sente! Não adianta ficar sofrendo por antecipação, tentando adivinhar como será o seu tratamento e como você vai reagir, porque cada caso é um caso. Viva um dia de cada vez! Vença um desafio a cada dia.
    Hoje o seu desafio é decidir quem será o capitão do seu navio, ou seja, quem será o seu oncologista e penso que essa é uma das decisões mais importantes que tomamos porque nossa relação com o nosso oncologista é quase como um casamento…rsrsrsrs.
    Então, siga o seu coração! Se você se sente mais confiante com o oncologista que definiu que seria melhor fazer a quimio primeiro, escolha isso! Nós precisamos blindar a nossa autoconfiança e nos cercar de pessoas que ajudam a nos sentirmos mais otimistas. Fica firme! Beijão!


  4. Bom, recebi meu diagnóstico a 3 meses, já estou pra começar o tratamento, engraçado ou um pouco confuso Paty, é pq a primeira medica , já queria me fazer uma mastectomia total na mama esquerda, mais esvaziamento das axilas mais um agulhamento na mama direita..enfim ela queria me operar no dia das mães 12 de maio, não foi possível ,não consegui médico que fizesse o agulhamento nada precisa( um dia antes da cirurgia)… Resumindo está médica não tinha mais data com ela, foi ai onde encontrei outro médico ( Dr.Mauro Henrique)… Com ele me senti tão mais segura … Ele conversou muito comigo e disse me deu uma sugestão… Começar com a quimioterapia primeiro , com o objetivo de reduzir o tumor… E quem sabe eliminar os outros q se encontram pela axilas…e na mama direita … Assim após 6 meses marcamos a cirurgia… E com a possibilidade dela não ser tão pesada como seria fazer agora… Queria muito saber sua opinião Paty… É muito importante pra mim… Mais em suma voltei a nadar … E agora em junho ou Julho devo começar minha quiomeoterapia, será q vou aguentar… ? Vou poder pegar ônibus? Vou poder trabalhar , não posso parar de trabalhar … Enfim , tenho 3 bebês , estou separada … Sinto medo …mais estou confiante …mais tbem ,não sei como saber lidar com toda esta mudança…


  5. Recomendo que você converse com seu oncologista antes. Mas acho que fazer pilates com um profissional capacitado te ajudaria bastante!


  6. Oi Patrícia!
    Fiz um quadrante na mama direita em novembro de 2017 acompanha de um esvaziamento axilar. Sinto muitas direito no braço e axila. Eu posso praticar Pilates e outros exercícios que envolvam braço,?


  7. Oi querida,
    vai no seu tempo… Respeita o seu corpo e, principalmente, se oriente com o seu oncologista sobre o que você pode fazer. Beijão!


  8. Oi Cris,
    Tenho uma boa e uma má notícia pra você…rsrsrsrs
    Bem, a má notícia é que é comum sentir essa dor e desconforto sim. Eu também fiz mastectomia radical com esvaziamento axilar em 2014 e sinto u certo desconforto até hoje.
    A boa notícia é que com o tempo as dores, sensação de caimbra se não desaparecem reduzem bastante. O que me ajudou e ajuda até hoje, além de natação e hidro que são exercícios fantásticos, é a drenagem linfática e o pilates.


  9. Então fiz um tratamento em 2016 e qndo estava me recuperando ainda,me apareceu uns Nódulos no pulmão e aí fiz cirurgia a dois meses e estou fazendo quimioterapia seis sessões faltam quatro. Eu antes da doença caminhava,pedalavá e fazia pilates, até agora não tive oportunidade de voltar a fazer tudo isso de novo . Mas pretendo voltar.


  10. Fui diagnosticada com câncer de mama em agosto de 2017. Por causa da localização do tumor tive de fazer mastectomia radical na mama esquerda. Meu maior desafio tem sido me adaptar com as dores musculares e me sentir confortável com a prótese.
    Recebi alta da fisioterapia e resolvi fazer RPG para alívio das dores. Comecei também natação e hidroginástica, mas ainda sofro com as dores no braço esquerdo e costas.
    Há algo mais que posso fazer para me sentir mais tranquila e leve??
    Esse desconforto é natural pra quem fez mastectomia???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *