3 razões pelas quais a quimioterapia engorda e o que você pode fazer para não se odiar durante esse período

Como assim a quimioterapia engorda? A gente ganha tanto peso assim fazendo tratamento? Sim, todas essas perguntas são feitas quando estamos iniciando um tratamento de câncer.

Por isso, eu estou aqui para tirar todas as suas dúvidas em relação ao porquê a quimioterapia engorda e o que podemos fazer para mudar isso.

https://giphy.com/gifs/omg-shocked-surprised-3o6fJcFmSgjUGqhVAc

Quimioterapia engorda. | Foto: Giphy.

Conheça a surpreendente verdade que nunca te contaram sobre o que vai acontecer com seu corpo quando você começar a fazer quimioterapia.

Fui diagnosticada com câncer de mama e o meu protocolo de tratamento foi exatamente de 16 ciclos de quimioterapia e 28 sessões de rádio. Treze meses após o diagnóstico, terminei o meu tratamento com 4 kilos a mais na conta. E até que foi um bom resultado, acredite.

Fiquei perplexa na minha primeira consulta com a nutricionista que me acompanhou durante o meu tratamento contra o câncer. Segundo ela, o nosso objetivo seria mantermos a imunidade em alta e não ganhar peso com uma alimentação saudável e equilibrada.

E eu me fazia essa pergunta:

– Como assim, ganhar peso? Afinal, Quimioterapia engorda realmente? Isso vai acontecer somente comigo ou acontece com todos que passam por esse processo?

quimioterapia engorda
Quimioterapia engorda? | Foto: Das Coisas Que Tenho Aprendido.

Essa foi a  minha primeira pergunta, quase não acreditei no que ouvi. Pois na minha imaginação, e nem sei de onde tirei isso, ( acho que dos filmes e novelas que a gente assiste), todos os pacientes oncológicos ficam bem magrinhos.

Então, quando fui diagnosticada com câncer, em plena Copa do Mundo, estava de férias na Alemanha (parece coisa de novela, mas exatamente assim aconteceu).

E em meio de tanta tristeza, stress, angústia e ansiedade, comi tudo o que via pela frente,  achando que ia emagrecer muito durante o  tratamento.

QUE TOLINHA!!!!!!! Rsrsrsrs

O resultado foi: Além do diagnóstico e de um pacote de tratamento punk pela frente, voltei para o Brasil com 5 quilos a mais na bagagem. 

Então, para te ajudar a ficar em paz com o seu corpo durante o tratamento e até mesmo depois dele,  vou compartilhar as 3 razões pelas quais a quimioterapia engorda . E o mais importante – O que você pode fazer para se manter no seu preso ( ou próximo disso) e resgatar a sua autoestima nesse período:

Por que a quimioterapia engorda?

  1. O medicamento utilizado para diminuir as nossas náuseas e enjoos durante a quimioterapia possui corticoides.

E os corticoides causam inchaço, retenção de líquido e aumentam o apetite. Na verdade, a gente fica inchada e não é gordura.( A não ser que você saia comendo tudo o que vê pela frente) No final do tratamento, senti um biscoito trakinas, de tão redondo que o meu rosto ficou. He!He!

E a nossa fome descontrolada é por conta dos corticoides também. Para saber mais, leia: Por que sentimos mais fome durante a quimioterapia?

   2. A  fadiga pós-quimioterapia aliada ao sedentarismo, colabora ainda mais com o ganho de peso. A gente sente mais fome, come mais e por conta da Fadiga Oncológica se movimenta menos, tem menos gasto calórico. E o resultado dessa matemática são os quilinhos a mais que ganhamos durante esse período.

  3.Em caso de câncer de mama, são utilizados medicamentos para controlar os hormônios. Esses remédios podem causar o hipotiroidismo. E consequentemente, desaceleram o nosso metabolismo.

Atualmente, estou em uma menopausa química como continuidade do tratamento (hormonioterapia). E a previsão é que terei que tomar o tamoxifeno por 5anos.

Para saber mais sobre o Tamoxifeno e a Hormonioterapia, leia o meu artigo:

10 perguntas respondidas sobre o Tamoxifeno

Não tem jeito, ficar na menopausa significa metabolismo lento. Foi difícil retomar o meu peso, mas consegui perder esses quilos extras com a prática de atividade física, alimentação balanceada, muita força de vontade e paciência.

Você não precisa se massacrar, nem se torturar para alcançar o resultado que você deseja: Eu juro. Mas tem um segredo que me impulsionou a atingir o meu objetivo: O meu psicológico. Sim, ele foi o fator principal para que isso acontecesse.

Me aceitar e me gostar independente do que a balança dizia, o espelho dizia, as opiniões externas diziam. Mesmo estando acima do meu peso, nutri um profundo respeito pelo meu corpo que estava lutando bravamente.

Me aceitar e respeitar o momento que estava vivendo, me deu a força que precisava para me amar exatamente do jeito que estava, percebi que sou muito mais que meu cabelo, muito mais que o meu corpo. Sou a soma de todas as experiências que vivi. Sou o resultado de tudo o que tenho aprendido, de todos os meus acertos e erros. Isso me faz única!

Não preciso tentar me encaixar em nenhum padrão de beleza para me sentir bem comigo mesmo, feliz com o meu corpo e minha aparência.

E a partir desse lugar de autoaceitação, ficou mais fácil ir em busca do corpo que tinha antes da doença e do tratamento, sem massacrá-lo, sem detestá-lo, mas ao contrário, respeitando suas limitações. Me amando e amando o meu corpo: A minha casa nessa existência.

Eu sei que muitas “amigas de destino” terminam o tratamento bem acima do peso e têm uma dificuldade enorme para se aceitar e/ou mudar essa situação.

Mas é necessário aprender a lidar com a ansiedade no nosso dia a dia. E sobretudo, buscar um novo olhar sobre você.

Se você está tendo dificuldades de se aceitar após o diagnóstico, você pode e deve pedir ajuda para curar suas feridas emocionais. Você pode buscar várias alternativas como um psicólogo, terapeuta, psiquiatra, terapias alternativas, autoajuda etc.

Como terapeuta integrativa e, sobretudo, uma pessoa que vivenciou e entende tudo o que você está passando hoje,  eu te afirmo que:

Na verdade, não interessa qual a ajuda que você vai buscar, o que importa é que você entenda que não é normal você ficar sofrendo o resto da sua vida porque você um dia teve câncer.

E já vimos que tudo isso é normal, claro cada uma reage de uma forma diferente, nosso corpo não é igual, então fique tranquila em relação a isso, mas caso esteja tão incomodada com esse processo, é como falei acima, procure profissionais especializados que possam te ajudar nesse processo. 

Se fizer sentido para você, preencha essa aplicação para que a gente possa agendar uma conversa e terei imenso prazer em te acompanhar nesse processo terapêutico.

https://forms.gle/x2Hc1mLp9NhduVKd8

Enquanto isso,  algumas coisas podem ser feitas para ajudar a você a não se odiar durante esse processo, ou até mesmo após:

  • Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e proteínas magras, ajuda a controlar o apetite e assim mantêm o peso sob controle;
  • Quando for possível faça atividades físicas (liberadas pelo médico responsável, claro), ele pode ajudar a aumentar o metabolismo e assim queimar as calorias, caso não se sinta bem um passeio curto ou atividade leve já ajuda;
  • Caso esteja preocupada com o ganho excessivo de peso durante o tratamento, fale sempre com seu médico, ele poderá oferecer conselhos específicos que poderão te ajudar com essa questão.

O fato de aumentar o peso durante ou depois do tratamento pode ocorrer por vários fatores: quando as mulheres começam o tratamento com quimioterapia, medicação utilizada por muito tempo,como por exemplo, corticoides e esteróides. Outro fator também é a falta de exercícios físicos e a má alimentação.

 Por isso, fique atenta a essas mudanças, porque por mais que não seja algo problemático, ele em algumas vezes pode afetar sua saúde, aumentando os riscos de pressão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.

No texto, eu pude falar um pouco mais sobre como a quimioterapia afeta o nosso peso e o que podemos fazer para reverter isso. Agora, eu te convido a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho aqui no blog e no meu canal do YouTube.

Desde 2014, quando fui diagnosticada com câncer de mama infiltrante grau 3, até aqui, fiz muitas pesquisas, passei por muitas experiências enriquecedoras e venho reunindo todo o meu conhecimento para poder ajudar cada vez mais pessoas na batalha contra o câncer.

Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, recomendo que conheça o meu livro “Enfrentando o câncer com leveza”, e também consulte os outros materiais que desenvolvi especialmente para oferecer suporte a quem estiver enfrentando essa doença, incluindo 50 perguntas para o seu oncologista e vários conteúdos sobre alimentação anticâncer.

Confira a aba “Meus Livros” aqui no blog, conheça meus projetos de mentoria, e não deixe de acompanhar os próximos posts e também os vídeos do canal para ficar por dentro de outros assuntos como este sobre porquê a quimioterapia engorda, além de temas relacionados a tratamentos (como a homonoterapia), mensagens de encorajamento e positividade, e muito mais!


Navegue pelo post

Ultimos artigos