3 razões pelas quais a quimioterapia engorda e o que você pode fazer pra não se odiar durante esse período

Como assim ganhar peso?  Quimioterapia engorda?

quimioterapia engorda?

Conheça a surpreendente verdade que nunca te contaram sobre o que vai acontecer com seu corpo quando você começar a fazer quimioterapia…

Fui diagnosticada com câncer de mama e o meu protocolo de tratamento foi de 16 ciclos de quimioterapia e 28 sessões de rádio. Treze meses após o diagnóstico, terminei o meu tratamento com 4 kilos a mais na conta. E até que foi um bom resultado, acredite!

Fiquei perplexa na minha primeira consulta com a nutricionista que me acompanhou durante o meu tratamento contra o câncer.

Segundo ela, o nosso objetivo seria  mantermos a imunidade em alta e não ganhar peso com uma alimentação  saudável e equilibrada.

– Como assim ganhar peso? Afinal, Quimioterapia engorda?

Essa foi a  minha primeira pergunta, quase não acreditei no que ouvi. Pois na minha imaginação, e nem sei de onde tirei isso, todos os pacientes oncológicos ficam bem magrinhos!

Então, quando fui diagnosticada com câncer, em plena Copa do Mundo,estava de férias na Alemanha. (parece coisa de novela, mas exatamente assim que aconteceu).

E em meio de tanta tristeza, stress, angústia e ansiedade, comi tudo o que via pela frente,  achando que ia emagrecer muito durante o  tratamento?!?!

QUE TOLINHA!!!!!!! Rsrsrsrs

Resultado: Além do diagnóstico e de um pacote de tratamento punk pela frente, voltei  para o Brasil com 5 quilos a mais na bagagem! E agora mais essa novidade!!!!

Então, pra te ajudar a ficar em paz com o seu corpo durante o tratamento (e mesmo depois dele),  vou compartilhar as 3 razões pelas quais  a quimioterapia engorda . E o mais importante- O que você pode fazer pra resgatar a sua autoestima nesse período:

 Por que quimioterapia engorda ?

1. O medicamento  utilizado  para diminuir as nossas náuseas e enjoos durante a quimioterapia possui corticoides.

E os corticoides causam inchaço, retenção de líquido e aumentam o apetite. Na verdade, a gente fica inchada. Não é gordura.

No final do tratamento, me sentia um biscoito trakinas, de tão redondo que o meu rosto ficou.  He!He!

E a nossa fome descontrolada é por conta dos corticoides também.  Para saber mais,leia : Por que sentimos mais fome durante a quimioterapia?

2. A  fadiga pós quimioterapia aliada ao sedentarismo, colabora ainda mais o ganho de peso.

A gente sente mais fome, come mais e por conta da Fadiga Oncológica se movimenta menos,tem menos gasto calórico.  O resultado dessa matemática são os quilinhos a mais que ganhamos.

3.Em caso de câncer de mama, são utilizados medicamentos para controlar hormônios.

Esses remédios,  podem causar o hipotiroidismo. E consequentemente, desaceleram o nosso metabolismo.
Atualmente, estou em uma menopausa química como continuidade do tratamento (hormonioterapia) . E a  previsão é que terei que tomar o tamoxifeno por 10 anos.

Para saber mais sobre o Tamoxifeno e a Hormonioterapia, leia o meu artigo:

10 perguntas respondidas sobre o Tamoxifeno

Não tem jeito! Ficar na menopausa significa metabolismo lento! Foi difícil retomar  o meu peso, mas consegui perder esses quilos extras com a prática de atividade física, alimentação balanceada, muita força de vontade e paciência.

Nesse vídeo eu dou algumas dicas para você não ganhar peso durante a Quimioterapia:

Você não precisa se massacrar, nem se torturar pra alcançar o resultado que você deseja: Eu juro!

Mas tem um segredo  que me impulsionou a atingir o meu objetivo :O meu psicológico.

Me aceitar e me gostar independente do que a balança dizia, o espelho dizia, as opiniões externas diziam… Mesmo estando acima do meu peso,  nutri um profundo respeito pelo meu corpo que estava lutando bravamente.

Me aceitar e respeitar o momento que estava vivendo, me deu a força que precisava para  me amar exatamente do jeito que estava, percebi que sou muito mais que meu cabelo, muito mais que o meu corpo…

Sou a soma de todas as experiências que vivi! Sou o resultado de tudo o que tenho aprendido, de todos os meus acertos e erros… Isso me faz única!

Não preciso tentar me encaixar em nenhum padrão de beleza pra me sentir bem comigo mesmo, feliz com o meu corpo e minha aparência.

E partir  desse lugar de autoaceitação,  ficou mais fácil ir em busca do corpo que tinha antes da doença e do tratamento .

Sem massacrá-lo, sem detestá-lo, mas ao contrário, respeitando suas limitações … Me amando, amando o meu corpo: A minha casa nessa existência…

Eu sei que muitas ” amigas de destino” terminam o tratamento bem acima do peso e têm uma dificuldade enorme para se aceitar e/ou mudar essa situação.

Mas é necessário aprender a lidar com a ansiedade no nosso dia a dia. E sobretudo, buscar um novo olhar sobre você!

Se você está tendo dificuldades de se aceitar após o diagnóstico, você pode e deve pedir ajuda para curar suas feridas emocionais.

Você pode buscar várias alternativas como um psicólogo, psiquiatra, terapias alternativas, autoajuda, etc.

Na verdade, não interessa qual a ajuda que você vai buscar, o que importa é que você entenda que não é normal você ficar sofrendo o resto da sua vida porque você um dia teve câncer.



RECOMENDO:

Se você DESEJA reconstruir a sua vida pós diagnóstico com mais Autoconfiança, Clareza e Otimismo, CLIQUE AGORA no botão abaixo para conhecer o Programa de acompanhamento que criei com o objetivo de te ajudar a retomar as rédeas da sua saúde e da sua vida nas suas mãos.


27 Comentários


  1. Por nada querida! Foque na sua saúde! A partir do momento que você conseguir adotar uma alimentação que seja de fato saudável, a perda do excesso de peso virá como consequência.


  2. estou entrando na minha 3 quimiotrrapia ja eatava a cima so peso.qdo fui diagnisticada engordei 3 quilos.desde de 2009 luto contra a balança.e agora vem mais essa. mais hoje eu busco a minha cura.
    peço a deus que nus abençoa ,dando muita sabedoria ,garra e bastante fé.
    obrigada Paty poe compartilhar sua experiência.


  3. Depois da quimio estou mais pesada devido a retenção de líquidos e sem muita coragem pra caminhar,bem mais ansiosa e com muita dificuldade de me alimentar com alimentos mais leves e saudáveis, tá sendo uma batalha travada, tem hora que chego até chorar por não conseguir controlar a boca. Me ajudem por favor!


  4. Fui diagnosticada com câncer de mama em agosto de 2017. Retirei o nodulo e comecei minha quimio em 11de janeiro de 2018.
    Vou na próxima quinta fazer a terceira sessão de seis. Eu sempre tive problemas de retenção, antes disso eu estava bem acima do peso com síndrome metabólica. Agora, estou super inchada gorda e sem força para malhar. Estou com artrose no corpo todo e preciso fazer algo. Pela minha saúde, apesar de ser vaidosa, amo ginástica mas, a saúde está muito prejudicada. Estou conseguindo ir ao banheiro agora por conta de uma amiga que é nutricionista e está me ajudando muito. Será que possível perder peso mesmo fazendo a quimioterapia?
    Eu não tenho fome. Tenho vontade de comer, tenho péssima digestão e estou a base de remédio. Tudo me enjoa.
    Tem hr do dia que começo a suar gelada e fico muito molhada. Um cansaço insuportável.
    Será que consigo fazer musculação?
    Eu tenho que me preocupar com a síndrome metabólica eu já estava ficando pré diabética por causa da síndrome. Estou meio perdida. Fui comer melão agora e estou passando mal. Está complicado. Na verdade, é só mais um desafio na minha vida. Só não sei como agir para deixar meu corpo melhor!


  5. parabéns pela sua força de vontade em mudar sua alimentação! Com certeza seus novos hábitos impactaram no resultado do seu tratamento e, consequentemente, na sua saúde! Beijão!


  6. No meu caso eu estava acima do peso quase90 quilo e ao receber o diagnóstico eu tirei tudo que continha açúcar eu era louca por pão arroz branco feijão margarina e leite e óleo de cozinha fui radical eu pedi peso sobremaneira terminei a quiu com 57kghoje vou agora pra cirugia graças a Deus a minha imunidade nunca abaixou e tinha muita forme em bebia muita água cominha muito coco seco esemente de abóbora não tenho condições de compra castanhas que são boas e bem nutrida mesmo no tratamento fazia caminha leve na frente da minha casa Deus acima de tudo bom te encontra


  7. Eu engordei demais.. tive CA no útero.. passei por uma conização, depois histerectomia.. lutei com o plano de saúde.. lutei com exames.. e já fiz 5 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia.. atualmente estou fazendo braquiterapia. Sei o quanto é difícil trabalhar o nosso emocional e fazer dieta. Se tiverem mais dicas agradeço.
    zildeneoliveira@yahoo.com.br


  8. Eu fiz quimioterapia oral a um ano atras retirei o intestino grosso a partir daí engordei mt e não consigo emagrecer de maneira nenhuma presisava de ajuda se fosse possível obrigada


  9. Gostaria de saber quais os efeitos colaterais do tamoxifeno.pois sinto muitas dores no corpo.Tem dia que não consigo nem levantar do sofá sozinha.Ja perguntei os médicos e eles dizem que é normal?Mas como assim antes do diagnóstico eu não sentia nada disso.Tenho dores de cabeça insuportáveis, isso quase todos dias ,durmo com dor de cabeça e acordo com dor.


  10. Eu estou com câncer de mama já fiz a cirurgia retirei o miolo da mama direita e o linfonodo sentinela da axila direita também , e agora eu estou recuperando para poder fazer a quimioterapia , gostaria de saber como eu entrego essa quimioterapia sem engordar muito pois sou baixa se eu engordar muito , eu vou me sentir muito casada
    Alguém pode me ajudar
    Obrigada boa noite
    Neusa maria de Andrade
    Endereço de e-mail
    Neusa.maria.gomes@terra.com.br


  11. Exatamente, falou tudo. Eu passei por duas vezes tratamento , radio, e no final fiz transplante. Graças a Deus curada. Porém desde o primeiro os corticoides estão comigo. Virou turminha . Agora estou em menopausa e olha minha barriga chegou a 103 cm. Não não não não é ma alimentação . Hormônios, remédios, Estados altos e baixos ajudam ser essa bolinha. Mas curada. Tem hora que fico muito magoada com as pessoas que só vê por fora e não são cuidadosas. Cansei de pensar por ela tipo: a não entendem . Mas fácil ficarem de boca calada ou ficar falando : ah vc é forte isso passa. Ah nossa vc está mais forte vc tá bem gorda nossa olha seu pé . Meu deus olha seus. Braços. E principalmente com familiar próximo que se faz muito de coitada. Olha meninas, cancer dói, cancer ao é igual, corpo não é igual. Antes de tudo lógico claro tenho Deus e meu anjo na terra que mais que tudo mais que os médicos me entende me apoia. Faço alimentação saudável após alta, suo na academia, mas o corpo não muda. Muitos médicos já me falaram que o corpo ainda pode falar por anos por causa do tratamento mesmo curada em alta e sem remédios. Mas chega momentos que fico muito incomoda com esse inchaço todo. Enfim. Que a cura seja para nossa felicidade . Deus abençoe todas vcs meninas


  12. querida, cada organismo reage de uma forma.
    cuida da alimentação e procure fazer atividade física , mesmo que seja uma leve caminhada. Beijão!


  13. Oi tenho 23 anos fui diagnosticada com cá de mama a menos de 30 dias ainda n começou as seções de quimioterapia mas estou apavorada com este aumento de peso q todas falam kkkk será q alguém poderia me passar alguma dica para antes e durante o tratamento ?


  14. Estou fazendo o tratamento com tamoxifeno e já engordei 5 kl. estou me odiando. Sabendo agora que não estou só fico mais animada


  15. Cristiane tome chá de hibisco e cavalinha juntos para ajudar mais pode acrescentar gengibre e um dia antes da quimio coma bastante melão Para sentir menos enjôo e não depender muito do corticóide. Faça uma caminhada leve todos os dias. É sempre que sentir fome coma frutas.


  16. Tive Câncer de mama em 2010, fiz quimio, rádio e vou fazer a hormonioterapia por 10 anos. Também engordei, mas hoje ja estou até mais magra, que antes do tratamento. A medicação me causa muitos efeitos colaterais, é de alta toxidade em meu organismo. Mas me considero muito abençoada e feliz. Minha lição foi, que devemos viver cada momento de nossas vidas intensamente. Tudo tem um porque, e hoje, sou muito mais Deus e minha família. Beijos. Dani.


  17. Tbm estou muito inchada devido a medicação. Meu oncolonista liberou chá de hibisco para ajudar um pouco e claro tbm por recomendação de minha nutricionista . Estou com a barriga e o rosto bastante inchados mas estou almejando a cura e não corpo de modelo. Aliás todas estamos não é verdade


  18. Muito bom. Ajuda às mulheres que estão passando por isto. Inclusive eu. Porque muda muito o corpo e aceitar e muito difícil. Parabéns querida


  19. Mto bom. Eu tbm tive um cá de mama há 4anos. Mas eu procura fazer sempre algo natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *