5 Dicas de Make durante a quimioterapia para não ficar com cara de doente

Hoje quero compartilhar com você, Dicas de Make durante a quimioterapia  para você não ficar com cara de doente durante seu tratamento.Preparada?

Quimioterapia…

Só quem passou pelo pancadão que ela proporciona ao organismo, sabe do que estou falando. Como maquiadora profissional,usei a maquiagem como a minha grande aliada , para não ficar com cara de doente…

Pois, além de nos deixar debilitadas, a quimioterapia, de quebra, acaba com os nossos cabelos, sobrancelhas e cílios. E surpreendentemente, eu até gostei da minha fase “total bald”.

Modéstia à parte, achei que fiquei uma carequinha bem estilosa. Mas quando perdi os cílios e sobrancelhas… AFF!!!!

efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

Desculpa a sinceridade, mas fica todo mundo com cara de lagartixa de parede!

Pelo menos, era assim que eu me sentia quando acordava e me olhava no espelho sem nenhuma maquiagem.

Especialmente, no final do tratamento, quando estava bem inchada com os corticóides, me achava a própria garota propaganda do biscoito trakinas! Só dava a minha cara redonda de pandeiro!!!!

Então, o jeito é encarar tudo com o máximo de leveza possível… E rir de si mesmo ajuda bastante!

efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

Se você está vivendo esse momento, lembre-se, isso é só uma fase. Vai passar! O mais importante manter o foco no tratamento e, sabemos o quanto a quimioterapia é importante para a nossa cura, não é mesmo?

Além disso, não vamos ficar carecas para sempre. Eu mesma, dois meses após o último ciclo, já estava curtindo o retorno do meu cabelinho!

efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

Mas voltando ao período mais crítico do tratamento, eu, como maquiadora fazia questão de ter uma aparência saudável. Todo mundo pensa que quando estamos em tratamento contra um câncer, vamos ficar acabadas, mas nem sempre precisa ser assim. Eu sempre fiz questão de surpreender…

Então, se você está em tratamento, continue lendo esse POST que eu vou te ensinar 5 dicas de Make para não ficar com cara de doente durante a quimioterapia.

Afinal com ou sem cabelos, ainda somos mulheres, ainda podemos ter vaidades e nos sentirmos bem com a nossa aparência, mesmo durante o tratamento.
Gente, para quem não acredita que maquiagem é tudo, olha o antes e o depois de uma sessão de quimioterapia…

Dicas-de Make-efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

Ok! Você vai dizer: mas depois de um ciclo de quimio, ninguém fica bem!

Então, para provar que você está errada, olha o meu antes e depois, de um dia comum. Nesta foto, já fazia quase um mês que tinha terminado os 18 ciclos de quimioterapia.

Dicas-de Make-efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

Então , que tal seguir minhas dicas de maquiagem para perder a cara de lagartixa e fazer as pazes com o espelho?

Dicas de Make durante a quimioterapia

1. PELE

A quimio dá uma ressecada na pele, então recomendo bases hidratantes. Como estamos carecas o rosto fica em evidência. Então uma pele bonita é fundamental. Nesse período , vale à pena investir em uma base de qualidade. Beber muita água também ajuda bastante. Mas é muita água mesmo! (mínimo 4 litros por dia).

Meu rosto ficou bem inchado devido aos corticoides da quimioterapia. Então usava uma técnica de claros e escuros, para afinar o rosto.

2. SOBRANCELHA

 Só perdi minhas sobrancelhas na metade dos ciclos da quimioterapia branca. E confesso que me fez mais falta que os cabelos. Então, como faço atividades físicas, as maquiava com lápis marrom.

Usava o lápis à prova d água pela durabilidade e por que não escorria com o suor. Mas para ficar natural, você tem que ter a mão leve. E o lápis tem que estar com a pontinha bem fina.

Assim, você consegue desenhar traços , imitando os fios. E por favor, nada de lápis preto, fica medonho!!!!!

Quando ia sair à noite, maquiava da maneira que faço agora, que minha sobrancelha está voltando: usava um pincel chanfrado e sombra marrom opaca. No mercado tem várias marcas que já fornecem sombras específicas para sobrancelhas. Acho que fica mais natural, o problema é que não tem a mesma durabilidade do lápis.

3.CÍLIOS

não tem jeito, quando eles caem, o jeito é usar cílios postiços. O segredo é usar cílios bem fininhos e naturais. E tem que colocar sobre a pele da pálpebra móvel bem rentinho a onde ficavam os cílios.

Uma cola de qualidade faz toda diferença, já que não temos os nossos cílios para os postiços ficarem apoiados. Recomendo a cola DUO. Prefiro a transparente.

4. BLUSH

acho fundamental para dar o ar de saúde que queremos tanto. Então, usava sempre um bronzeant, para dar o efeito de bronzeada pelo sol.

5. BOCA

 Se você for ousada, abuse dos batons coloridos! A vida é muito curta para não usarmos batom vermelho, pink, uva,ameixa, etc.

Adorava combinar o batom com a roupa, os lenços e também não abria mão de brincos grandes.

É importante que você saiba que, como nesse período a nossa imunidade fica mais baixa, não é aconselhável compartilhar maquiagem. Especialmente, os itens que ficam em contato com nossas mucosas, como o batom, máscara de cílios e lápis de olho.

Se você deseja ter mais dicas de Make, leia também esse artigo com Minhas Dicas de Maquiagem on line em 6 passos.

Dicas de Make para não ficar com cara de doente durante a quimioterapia-Dicas-de Make-efeito-colateral-careca-semcabelo-quimioterapia-beleza-maquiagem-cancerdemama-dascoisasquetenhoaprendido

31 Comentários


  1. Começo a quimio amanhã, estou com muito medo e lendo tudo aqui para poder ir preparada


  2. Obrigada suas dicas são valiosas você é linda bj.


  3. Sim até hoje continuo sem sombrancelhas e não importo com mas nada parece que a minha alergia acabou, quando fiquei careca não na rua.


  4. Oi Valéria,
    Henna não tem problema não. Pode usar!
    Mas a sobrancelha cai mais para o final do tratamento. Pelo menos foi assim comigo. Bjs!


  5. Vou começar as sessões de quimioterapia pensei eu usar rena na sobrancelha antes de começar para não perder a marca própria da minha sobrancelha e depois ir só retocando. Isso é uma boa? Vc sabe se podemos usar a rena nessa fase? Bjs e adoro seus artigos.


  6. Gostei muito dos seus conselhos, vc esta muito certa a falta da alto estima acaba com nossas vontades.
    Gostaria muito de receber suas dicas.
    Obrigada.


  7. Boa tarde! Eu ainda não comecei nenhum tratamento, mas lê sobre o assunto mim faz sentir segura diante do que mim espera.adorei as dicas, e os minicursos seriam bem vindos.


  8. Obrigado, agradeço a Deus pela suas postagem que me ajudam muito.


  9. libera a careca! rsrsrs
    Isso mesmo! é importante a gente não perder a vaidade e nem deixar de se cuidar!
    Continua me seguindo no blog e no canal do you tube que voc~e aprende a se maquiar! Beijão!


  10. Gostei muito das suas dicas. Identifiquei me em todos seus comentários.
    Estou nesta luta há nove anos. Já perdi as contas de quantas aplicações de quimioterapia fiz, de quantos ciclos… Mas continuo tentando…
    Já tentei colocar os cílios postiços, mas sem os naturais não há sustentação e eles caem.
    Não sei nada de auto maquiagem. O que faço é me encher de joias e usar lenços bonitos. Peruca? Com este calorão? Ninguém merece! Beijos


  11. Luciana, pedi autorização ao meu Oncologista e ele liberou. è bom você conversar com seu médico antes. Descoloria as penugens…rsrsrsrs


  12. Amiga td bem? E esse cabelinhos claros pode? TB quero, sempre quis assimcurtinho e loiro? Como VC fez?


  13. Adorei suas dicas, gostaria muito de continuar a receber! Visto que estou na minha terceira quimioterapia branca e meus cabelos começaram a cair! tenho olheiras e tenho disfarçar o tempo todo, pois não quero ficar com aspecto de doent! Abraços


  14. Obrigada Patricia pelas dicas …você é minha musa inspiradora te amo.Como é bom ver que tudo vai dar certo basta acreditar .Você é um exemplo .Obrigadaaaaaaaa


  15. Oi querida,
    Cada pessoa tem o seu tempo e o seu processo… Eu também tive o meu tempo de luto, mas passou… Fica firme! Beijão!


  16. Adorei as dicas mas ainda me acho horrorosa e não consigo superar o fato que está acontecendo eu tento mas ta difícil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *