Minha Dieta Anticâncer -10 Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

Preparad@ para saber os 10 benefícios da Berinjela para a sua Saúde ?

Se você me acompanha há algum tempo, já sabe que depois que fui diagnosticada com câncer, em 2014, eu decidi adotar a Dieta Alcalina.

E as verduras, legumes, frutas e vegetais são a base da minha Dieta Anticâncer.

E a berinjela é um dos meus legumes favoritos!

Além de ser deliciosa, a  berinjela é um legume rico em vitaminas (principalmente a B5) e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras.

Ela é famosa, principalmente, por combater o colesterol.

Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

Só pra você ter uma ideia, uma xícara ou 82 gramas de berinjela é composta por:

  • 11% de fibras (para uma boa digestão)
  • 10% de manganês (bom desenvolvimento dos ossos)
  • 5,4% de molibdênio (ajuda no metabolismo de proteínas)
  • 5,3% de potássio (bom funcionamento dos músculos)
  • 4,5% de ácido fólico (evita anemia)
  • 3,5% de vitamina K (bom para a coagulação do sangue)
  • 3,5% de cobre (bom para cicatrização de feridas)
  • 63,5% de vitamina B (bom para tratar zumbido no ouvido)
  • 3,1% de triptofano (traz sensação de bem-estar)
  • 3% de vitamina C (bom para tratar inflamações)
  • 2,8% de magnésio (ajuda no sono)

 

Agora você vai querer comer berinjela todos os dias! hehe!

Veja a seguir os 10 Benefícios da Berinjela para a sua Saúde

1 – Controle da gordura abdominal

Considerado um dos principais benefícios, a berinjela contém uma substância chamada saponina, na qual o legume age como detergente no organismo, rompendo as moléculas de gordura presente no sangue e impedindo o organismo de absorvê-la.

Além disso, a berinjela possui um alto teor de fibras alimentares solúveis. As fibras solúveis formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade.

Além de  reduzir a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

2 – Controla a diabetes

A berinjela possui um grande teor de fibras, como já disse antes.  Para exemplificar, em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras.

Esta vantagem torna a água de berinjela um importante aliado no controle de diabetes, já que ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

3 – Combate a celulite

A celulite nada mais é  que uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas.

Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A  berinjela possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites.

4 – Previne doenças do coração

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do legume atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

A berinjela também conta com a presença de flavonoides, que impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação, conhecida como aterosclerose, que leva à formação de placas nas paredes dos vasos.

5 – Ajuda a emagrecer

A água do legume, misturada ao limão, é responsável por acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e combater a fome. A liberação da saponina durante o tempo de maturação da bebida contribui para a destruição da gordura corporal.

6 – Previne câncer

A tonalidade arroxeada do legume não somente chama atenção, mas conserva muitos benefícios para o organismo. A cor se deve à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam no organismo.

A presença dos antioxidantes diminui a ação dos radicais livres que atacam as células, protegendo assim o organismo de doenças degenerativas, como o Câncer e atuando contra o envelhecimento precoce.

7 – Auxilia na digestão

A água de berinjela é incrivelmente eficiente para quem tem problemas com o intestino. Mesmo que seja intestino preso ou ao relacionado a diarreia. A berinjela regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras. Também possui efeito diurético, evitando assim a retenção de líquidos.

8 – Reforça a memória

É comum nos preocuparmos com a saúde do corpo e até mesmo do cérebro. Mas por ser abstrata, esquecemos que a memória também pode ser melhorada com a prática de uma boa alimentação.

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a água de berinjela contribui para a melhoria de diferentes atividades no corpo, dentre elas a memória e força muscular.

9 – Auxilia na saúde óssea

Com diversos minerais, a água de berinjela conta com cálcio, potássio e magnésio, e o seu uso auxilia no controle da saúde óssea e do sistema nervoso, fazendo com que os ossos também fiquem mais resistentes contra fraturas.

10 – Fortalece o Sistema Imunológico

Além das vitaminas do complexo B, a berinjela é considerada uma ótima fonte de vitamina C. o que é essencial no combate de diversas doenças, já que essas vitaminas irão contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo que faz uso da bebida.

E para te incentivar a incluir a berinjela na sua dieta, vou compartilhar um Suco Detox alcalinizante, que faz parte do meu Livro digital Minha Dieta Anticâncer- Sucos que curam.

SUCO DE BERINJELA COM AGRIÃO

INGREDIENTES:

1 copo (200 ml) de água de berinjela

1 pera

1 colher (sopa ) de aveia

1 pires de agrião

Agua de berinjela:

½ berinjela picada

1 copo ( 200 ml) de água

MODO DE PREPARO:

Deixe a berinjela de molho por 12 horas. Coe e descarte os pedaços do legume.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida.

 


RECOMENDADO:

Mais de 100 receitas de Sucos Anticâncer para Fortalecer seu Sistema Imunológico, Desintoxicar seu Organismo, ter mais Energia e Saúde reunidas em um LIVRO DIGITAL.

2 Comentários


  1. Leo con mucha frecuencia está sesión está muy buena y nos enseña nuevos hábitos de vida fuy diagnosticada con cáncer de mamá en agosto del 2017 y me operaron de una mastectomia en septiembre 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *