O  Poder Curativo dos Sucos Funcionais

Você já ouviu falar em sucos curativos ou sucos funcionais? Se você não sabe o que significa, não toma nenhum suco funcional, você está perdendo uma excelente oportunidade de turbinar a sua saúde!

O que são sucos curativos para o câncer?

Se você está passando por um câncer ou conhece alguém que está, é importante entender o poder que uma alimentação saudável e nutritiva pode ter na sua jornada de recuperação.

Agora, antes de começarmos, deixe-me esclarecer algo: não estou falando de poções mágicas que prometem curas milagrosas. Os sucos curativos são uma adição inteligente à sua rotina de cuidados para tratar o câncer. Eles são um complemento saboroso e repleto de nutrientes que podem fortalecer seu sistema imunológico, aumentar sua energia e melhorar sua qualidade de vida.

sucos-curativos-de-laranja-com-ingredientes-ao-lado
O que são sucos curativos? | Foto: Freepik.

Esses sucos são criados a partir de uma combinação cuidadosa de ingredientes poderosos, como frutas frescas, vegetais vibrantes e ervas medicinais. A magia acontece quando todos esses elementos se unem, criando uma sinfonia de nutrientes essenciais para o seu organismo.

Um dos segredos dessas bebidas incríveis é o alto teor de antioxidantes que elas possuem. Esses antioxidantes são ótimos quando se trata de combater os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar as células saudáveis do nosso corpo. Ao beber sucos curativos ricos em antioxidantes, você está fornecendo ao seu organismo uma defesa extra contra os danos causados pelo câncer e pelos tratamentos.

Outra característica fantástica dos sucos curativos ou funcionais é a sua capacidade de desintoxicação. Eles podem ajudar o seu corpo a eliminar toxinas acumuladas e a fortalecer o funcionamento dos órgãos responsáveis pela filtragem dessas substâncias indesejadas. Ao fazer isso, você está abrindo caminho para uma saúde melhor e um ambiente menos propício para o desenvolvimento e progressão do câncer.

Há ainda aqueles capazes de causar efeitos como desintoxicação, energia, saúde digestiva, equilíbrio hormonal, entre outros. A diversidade de opções de sucos curativos é verdadeiramente surpreendente, indo desde a clássica combinação de maçã e cenoura até a exótica mistura de açaí e gengibre, há uma infinidade de receitas deliciosas para experimentar. A chave aqui é a variedade, pois cada ingrediente traz consigo um conjunto único de benefícios à sua saúde.

No entanto, é importante ressaltar que os sucos curativos devem ser encarados como um complemento à sua alimentação equilibrada, não como uma substituição. Eles são uma adição valiosa, mas não podem resolver tudo sozinhos. Consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, pode ajudar a criar um plano alimentar personalizado que atenda às suas necessidades individuais.

Te explicando de maneira bem simples e resumida, os sucos curativos são aqueles que, além de nutritivos, têm a função de beneficiar a nossa saúde. E os benefícios vão desde uma melhora no funcionamento de órgãos como o intestino e o fígado, o tratamento de males como prisão de ventre, até o aumento da imunidade e desintoxicação do organismo.

Comecei a me interessar por esse assunto em 2014, quando ainda estava em tratamento e conheci a “Terapia de Gerson” (Gerson therapy) que, em linhas gerais, trata e cura câncer basicamente através de sucos.

Fiquei tão encantada com essa Terapia, que decidi,naquela época,fazer um curso online sobre esse tipo de alimentação com o Gerson Institute. Segundo Gerson Max, médico criador da “Gerson Therapy”, até as condições mais irreconhecíveis e obscuras podem ser aliviadas quando o mecanismo de cura do próprio corpo é restaurado. Portanto, a inabilidade do corpo curar é causada por:

  • Perda natural dos minerais;
  • Envenenamento dos órgãos essenciais devido à toxicidade do nosso meio ambiente e contaminação dos nossos alimentos;
  • Digestão e eliminação incompleta.

Segundo o Dr. Gerson, a parte mais importante do nosso corpo para a manutenção da nossa saúde é o trato intestinal, pois 70% do nosso sistema imunológico se encontra no intestino. Quando as células do nosso corpo são restauradas para um estado saudável com nutrição e desintoxicação, o corpo tem vitalidade para iniciar a sua cura ou para manter–se saudável.

Saborosos, saudáveis e ricos em vitaminas e minerais, os sucos curativos  aliam benefícios de frutas, verduras e legumes sem perder o sabor agradável e ainda são facilmente absorvidos pela corrente sanguínea, provendo nutrientes, enzimas e oxigênio às células.

Nesse  Artigo você irá descobrir  como,  através da Dieta Alcalina, ter mais energia, buscar uma vida saudável, sem abrir mão do sabor! E para te incentivar a  adotar uma alimentação saudável, eu selecionei  3 Sucos curativos que  fortalecem o sistema imunológico, aliviam os estragos causados pelo stress e desintoxicam o organismo. Fique comigo até o final deste Artigo. Escolha a sua receita favorita e delicie-se com os benefícios destes sucos milagrosos!

frutas-abacaxi-morango-kiwi-uva-banana-manga-para-sucos-curativos
O consumo de frutas em sucos curativos pode fazer toda a diferença na sua saúde. | Foto: Freepik.

O mito dos sucos curativos e da frutose

Não existe saúde plena sem frutas, pois a sua ingestão regularmente previne doenças e pode agilizar no restabelecimento da saúde e consequente cura. Na verdade, as frutas são fontes inesgotáveis de água, carboidratos, gorduras, sais minerais, vitaminas e outros micronutrientes, distribuídos em um equilíbrio perfeito.

Muitas pessoas confundem frutas cítricas com ácidas e é muito comum que acreditem que o limão, por exemplo,  é uma fruta ácida, quando na verdade ele é um dos frutos mais alcalinizantes que podemos consumir.

Deixa eu te explicar porque isso acontece: para determinar se um alimento/bebida é alcalino ou ácido, consideramos dois componentes importantes:  O conteúdo mineral o teor de açúcar. Por isso, os vegetais, por exemplo, são extremamente  alcalinos, já que a maioria deles têm alta concentração de minerais e baixo teor de açúcar.

Por que o componente de açúcar é tão importante a considerar? Porque AÇÚCAR = ACIDEZ! Não podemos focar em qual o pH específico da comida ou bebida FORA DE NOSSO corpo. O que é mais importante é o efeito que o alimento tem no organismo, uma vez CONSUMIDO.

Por que frutas cítricas como o limão, laranja, acerola, etc, são ácidos fora do corpo e em contato com o  nosso organismo tornam-se alcalinos? O que acontece é que essas frutas têm alto teor de água e todas possuem grandes quantidades de minerais alcalinos. Além disso, elas têm baixo teor de açúcar. Tudo isso influencia nessa questão.

Se você adotou ou está tentando adotar a dieta alcalina, não precisa se preocupar com a acidez ou não das frutas, porque a grande maioria das frutas são alcalinas. As exceções são os cranberries e mirtilos, alguns dos poucos tipos de frutas classificadas como ácidas.

Lembrando que qualquer alimento com um pH superior a 7 é considerado alcalino e, ao adotarmos uma dieta alcalina, podemos contar com a flexibilidade 80/20, ou seja, podemos nos dar o luxo de comermos até 20% de alimentos ácidos com a certeza de que não iremos com isso interferir no PH do nosso organismo.

Além disso, os alimentos têm sinergia e mesmo nos sucos e smoothies em que as frutas mais ácidas, fazem parte dos ingredientes, as verduras e/ou legumes altamente alcalinizantes e até mesmo sementes como a chia, também estão presentes, equilibrando a receita. O ideal é não ultrapassar duas frutas por receita especialmente para não exagerar na quantidade de frutose por dia que pode atrapalhar quem está em processo de emagrecimento.

E a frutose? Não é prejudicial?

Que fique claro que frutose não significa  somente frutas frescas. Isso causa muita confusão! A frutose que é um veneno para nossa saúde é  a frutose de milho presente  em quase todos os  alimentos  industrializados. Já falei sobre esse Assunto em detalhes no Artigo: O doce veneno: por que frutose causa câncer?

Podemos consumir frutas?

É claro que as frutas também possuem frutose. Mas a natureza é perfeita! E quando damos uma mordida em uma fruta, estamos consumindo fibras também. Nas frutas e verduras que contêm frutose, para cada grama de frutose, há muitas gramas de fibras. As fibras presentes nas frutas e vegetais que contêm frutose, além de retardar a absorção intestinal dos carboidratos, reduzindo a resposta insulínica, também aumentam a velocidade do trânsito do bolo alimentar e promovem a sensação de saciedade.

Portanto, o que detona a nossa saúde não é a frutose da fruta. A questão é que a frutose é o açúcar escolhido para adoçar milhares e milhares de alimentos processados ​​e embalados. Xarope de milho de alta frutose, em particular,  a substância utilizada para adoçar tantos alimentos  é 100% de frutose,  um estresse enorme para o fígado.

Sucos curativos realmente são saudáveis?

Agora você deve estar se perguntando: Mas os sucos não tiram as fibras dos alimentos? Será que essa opção é saudável mesmo? Uma pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre o consumo de frutas e hortaliças mostrou que apenas 18,2% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 400 gramas por dia.

O hábito de consumir frutas é pequeno, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Se você não gosta de comer frutas, é provável que tenha dificuldade em cumprir esta recomendação. Sucos frescos tornou-se uma alternativa conveniente para alguns, permitindo que você rapidamente beba os requisitos diários necessários.

Embora você esteja perdendo certos elementos nutricionais quando não consumir frutas inteiras, fazer seu próprio suco faz com que obter as porções recomendadas de frutas e vegetais  seja mais fácil e conveniente. Como você pode misturar uma variedade de frutas juntas, você pode criar novas combinações de sabores, que oferecem variedade.

Você também pode combinar frutas e vegetais juntos, ajudando-o ainda a atender as porções diárias recomendadas desses dois grupos de alimentos, que totalizam entre cinco e nove por dia. Um dos benefícios para o sumo é que o suco de frutas doce pode mascarar o sabor dos vegetais crus, ajudando quem não é muito fã de verduras e vegetais a consumi-los mais. Pode ser que você deteste brócolis mas, no suco, batido com outras frutas e vegetais, você consiga consumir!

husky-brincando-com-brocolis
Você não precisa ter medo das verduras. | Gif: Tenor.com

Cá entre nós, comer 1 pepino grande, uma tigela de espinafre, 1 maçã e 2 cenouras médias de uma única vez pode ser tarefa quase impossível. Mas, graças ao suco, tudo isso pode caber em um copo que pode ser engolido em menos de 10 segundos, portanto, um copo duplo de suco tende a compensar nos quesitos tempo e a alimentação.

Outra vantagem de consumir sucos é que surpreendentemente, você absorve todos os nutrientes. Enquanto cozinhar, fritar e ferver os ingredientes, muitas vezes, levam à destruição da maioria dos antioxidantes vitais e dos aminoácidos.Fazer sucos de frutas e vegetais ajuda a prevenir esta perda e fortalece a ingestão dietética de todos os nutrientes necessários.

Ao consumir sucos, você  acaba comendo muitos vegetais que você nunca pensaria ser capaz de ingerir.

De acordo com a American Cancer Society, o suco ainda nutre seu corpo com todas as vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes disponíveis em toda a fruta e vegetais. E o suco pode tornar esses nutrientes mais facilmente disponíveis para o seu corpo para absorção. Não é à toa que tratamentos alternativos para pacientes de câncer, como a Terapia de Gerson, estão fundamentados no poder curativo dos sucos.

Então, agora que você já conhece o poder dos sucos curativos,  eu quero compartilhar com você três receitas favoritas de sucos curativos para quem está em tratamento, conforme prometi.

preparação-de-sucos-curativos-no-liquidificador
Como fazer sucos curativos? | Foto: Freepik.

1- Suco para imunidade LD ( Levanta Defunto)

Essa receita é da minha nutricionista. Ela me recomendou quando eu fazia quimioterapia e, nos dias que eu estava baqueada pelo tratamento, era esse suco que me levantava, por isso apelidei o suco de “Levanta Defunto”. Tomei esse suco religiosamente todos os dias em jejum durante os  treze meses de tratamento que fiz e quase não senti os efeitos colaterais da quimioterapia. Até hoje, ainda tomo e adoro o sabor!

INGREDIENTES:

  • 1 folha de Couve
  • 1 Cenoura
  • 1 rodela de Beterraba
  • 1 Laranja
  • 1 Maçã verde ou vermelha
  • 1 rodela de Gengibre
  • 1 rodela de Cúrcuma (caso não encontre, substitua por 1 colher de café de cúrcuma em pó)

MODO DE PREPARO:

Bata  todos os alimentos no liquidificador  com 100 ml de água de coco. Coe e beba em seguida.  O meu suco eu faço na centrífuga.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE: 

Se colocar meio inhame o suco fica mais grosso, tipo uma vitamina de frutas!

2- Suco para prevenir enjoos

INGREDIENTES:

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 copo (200ml) de água
  • Gengibre ralado a gosto. (se você  é hipertensa não é recomendável consumir gengibre)
  • Mel de agave para adoçar a gosto

MODO DE PREPARO:

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe e beba em seguida.

sucos-curativos-de-abacaxi-com-a-fruta-do-lado
Os sucos curativos ajudam a lidar com os efeitos colaterais do tratamento. | Foto: Freepik.

3.Suco para prisão de ventre

INGREDIENTES:

  • 2 folhas de couve
  • 2 folhas de hortelã fresca
  • ½ pera
  • 1 copo (200ml) de água de coco
  • 1 colher (sobremesa) de linhaça

MODO DE PREPARO:

Bata os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE:

Sementes como a linhaça trabalham contra o intestino preso. Seu alto teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal, por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal. Reforçar as defesas do corpo com sucos curativos é certeza de saúde e bem-estar.

sucos-curativos-de-couve-e-hortela-para-prisao-de-ventre
A couve é um ingrediente bastante comum nos sucos curativos. | Foto: Freepik.

Eu acredito que a melhor maneira de garantir saúde é sempre a prevenção. Procurar manter uma alimentação equilibrada, diversificada,bem colorida, com prevalência de alimentos  in natura, de preferência orgânicos, ao invés de alimentos industrializados, ajuda a deixar o sistema imunológico fortalecido  e saudável. Eu aprendi isso e comecei a colocar em prática quando ainda estava em tratamento. Dá uma olhada só nesse vídeo no qual estou fazendo meu suco favorito: O famoso LD.

Então, queridos leitores, por que não começar a explorar esse universo saboroso e nutritivo dos sucos curativos? Permita que essas deliciosas combinações de sabores tragam um sorriso ao seu rosto e uma dose extra de vitalidade à sua vida. Não se esqueça que estamos todos juntos nessa jornada, e cuidar do nosso corpo é um passo fundamental para a nossa saúde e bem-estar.

Espero que vocês tenham gostado dessa viagem pelo mundo dos sucos curativos para ajudar no tratamento do câncer. Continue acompanhando o blog Das coisas que tenho aprendido, pois eu tenho muitas dicas e descobertas emocionantes para compartilhar com vocês. Cuide-se e até a próxima, queridos leitores!

6 Comentários


  1. primeira coisa é beber muita água. E foque a sua dieta em Alimentos diuréticos que evitam a retenção de líquidos e ajudam a urinar. Exemplos: aspargos, pepino, aipo, beterraba.Suco de laranja e limão também são excelentes.
    Evite os alimentos que possam irritar sua bexiga, como o café ou o chá verde. Também evite os alimentos com farinhas refinadas, os fermentos, os doces. Você já ouviu falar na dieta alcalina? Segui-la iria te ajudar muito!
    https://dascoisasquetenhoaprendido.com.br/2017/07/30/dieta-que-todo-paciente-de-cancer-precisa-saber/


  2. Ainda to lendo tem muitas coisas que vai me ajudar muito obrigada gosto dos sucos e do bolo Beijos


  3. Estou fazendo quimioterapia e estou tendo muita infecção de urina….tem alguma coisa que posso comer ou beber pra melhorar isso


  4. Adorei saber sobre o sucos e pra engordar não tenho fome boa noite


  5. Obrigada Patrícia!!!! Eu posso substituir a água de cocô por água? Eu descobri um câncer de mama em Maio do ano passado. Fiz primeiro a quimioterapia, depois a mastectomia e por último a radioterapia que terminei no começo de agosto. Agora iniciei um tratamento com o tamoxefeno. Graças à Deus estou mto bem. Eu adorando as suas dicas. Sou de São Paulo,Capital. Um gde abraço.

Comentários encerrados.