O que Estudos falam sobre o consumo do Leite de Vaca para a Saúde

Você tem uma opinião formada sobre o consumo do Leite de Vaca para a Saúde nossa de cada dia ?

Muita gente diz que beber leite de vaca faz mal, que adultos não precisam e que, para piorar, eles estão cheios de hormônios.

Por outro lado,alguns especialistas afirmam que  o leite de vaca é um superalimento.  Eu mesma, desde criança, ouvia minha mãe dizer que leite era bom para os ossos.

E a gente fica perdido no meio dessa História toda…

O objetivo desse Artigo, em meio a tanta polêmica, é revelar os Fatos e Mitos a respeito do Leite de vaca para a Saúde.

Nada melhor que conhecer o que os estudos sérios andam dizendo sobre o consumo do Leite de Vaca para a nossa Saúde, não é mesmo?

Só assim, você vai descobrir se faz sentido ou não abrir mão da bebida.

Porque se o mundo está cada vez mais engordando e adoecendo, precisamos olhar com mais atenção para a influência que o meio ambiente e, especialmente nossa alimentação, tem causado na nossa saúde.

Toda a Verdade sobre  o consumo do Leite de Vaca para a Saúde

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

“Produtos lácteos têm sido considerados alimentos saudáveis e isso infelizmente é um mito”

Não sou eu quem disse essa frase, mas Thomas Collin Campbell.

Esse cara  é simplesmente um bioquímico americano especializado no efeito da nutrição na saúde a longo prazo. Ele é o professor Jacob Gould Schurman emérito de bioquímica nutricional na Universidade de Cornell.

Então, acho que vale à pena darmos um pouco crédito ao que ele diz… Veja o porquê.

Não se faz mais leite como antigamente

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

A questão é que, no ciclo da natureza, as vacas dão cria na primavera.

Justamente, no momento em que o pasto é mais abundante.

E produzem leite por vários meses, até o final do verão.

O pasto da primavera é rico em ácidos graxos ômega-3, que vão então se concentrar no leite das vacas criadas em pastagens.

E consequentemente, em todos os seus derivados: Manteiga, iogurte, queijo.

Acontece que a partir da década de 50, a demanda de leites, laticínios e carne de boi aumentou de tal maneira que os produtores tiveram que alterar o ciclo natural de produção de leite.

As pastagens foram então abandonadas em favor da criação confinada. Aí que mora o perigo…

O milho, a soja (transgênica) e o trigo (também modificado geneticamente) que passaram a constituir a alimentação principal dos animais quase não possuem mais ômega-3. Por outro lado, são muito ricos em ômega-6.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são ditos essenciais por não poderem ser fabricados pelo corpo humano.

Consequentemente, a quantidade de ômega-3 e ômega-6 em nosso corpo decorre diretamente das quantidades presentes na nossa alimentação.

Em outras palavras, elas dependem do que as vacas se alimentaram.

Se elas comem capim, então o leite e carne que nos oferecem são perfeitamente equilibrados em ômega-3 e ômega-6 . ( um equilíbrio próximo de 1/1).

Se elas se alimentam de ração, o desiquilíbrio em nosso organismo, alcança as taxas atuais. Ou seja, 1/15 ou até 1/40 para alguns de nós!

Acontece que os ômega-3 e os ômega-6 presentes no nosso corpo estão em permanente competição pelo controle da nossa biologia.

O ômega-6 facilita a estocagem das adiposas e promovem a rigidez das células, assim como a coagulação e as respostas inflamatórias às agressões exteriores.

O ômega-3, ao contrário, atuam na constituição do sistema nervoso, tornando as membranas celulares mais  flexíveis e acalmando as reações de inflamação. Limitam também a fabricação de células adiposas.

O equilíbrio da nossa fisiologia depende do equilíbrio entre o ômega-3 e ômega-6. E, portanto, da nossa dieta.

Pois bem, essa relação é o que mais mudou na nossa alimentação nos últimos 50 anos.

Paralelamente à profunda alteração na sua dieta alimentar, o gado é por vezes tratado com hormônios como o estradiol e o zeranol, afim de acelerar o ganho de peso.

Esses hormônios se acumulam dentro do tecido gorduroso das vacas e são excretados no leite.

Recentemente, um novo hormônio sintético foi criado para estimular a produção de leite: rBGH ( recombinant bovine growth hormone).

Esse é um hormônio que faz o efeito de uma gravidez. Então, ele age sobre as glândulas mamárias das vacas e permitem aumentar a produção de leite sem interrupção.

O produto foi desenvolvido pela Monsanto e é proibido no Japão, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Europa.

Mas é livremente utilizado nos EUA e no Brasil, sem que o leite e os derivados informem isto nos rótulos.

Leite de Vaca aumenta o risco de Câncer

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

Não é difícil concluir onde tudo isso vai chegar…

Importante saber que ainda não se conhecem o efeito do rBGH sobre o homem.

Sabe-se apenas que ele favorece a produção de IGF na vaca e que esse IGF vai parar no leite e não é destruído pela pasteurização.

O IGF ( fator de crescimento semelhante à insulina)  é um fator importante na estimulação do crescimento das células adiposas e também acelerador do crescimento de tumor cancerosos.

O fato é que o leite aumenta estrogênio. E por consequência, aumenta o risco dos câncer hormônio-dependentes, como o câncer de mama, câncer de ovário e de próstata.

O Homem é o único animal que bebe leite depois de adulto

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

Além disso, o organismo humano não está adaptado para tomar leite de outros animais. O leite de vaca é feito para o bezerro .

Outro ponto negativo é que o leite tem muito mais proteína do que o corpo humano consegue digerir.

O que, sobrecarrega os rins e compromete a absorção de cálcio, a principal “vantagem” da bebida.

O que é Leite Pasteurizado e Esterilizado

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

A pasteurização é um tratamento térmico que consiste no aquecimento do leite a uma temperatura entre 71oC e 75oC por 15 segundos, seguido de resfriamento (pasteurização rápida).

A pasteurização tem por objetivo destruir os microrganismos patogênicos do leite, mas destrói também a quase totalidade da flora bacteriana.

O leite pasteurizado tem vida média de prateleira de 5 dias e necessita ser mantido sob refrigeração. É o leite de saquinho.

A sigla UHT é uma abreviação do inglês “ultra-high temperature”.

São os famosos “leites de caixinha”.

Embora,  hoje em dia, também já seja comum encontrar leite pasteurizado de caixinha.

Esse é  um processo no qual o leite torna-se “comercialmente esterilizado”, pelo aquecimento durante um curto período de tempo, algo de 2 a 4 segundos, a uma temperatura de 140 a 150°C, seguido de resfriamento imediato.

E portanto, a bebida se torna estéril. Já que esse processo destrói os micro-organismos patogênicos, mas também os micro-organismos do bem que auxiliam a nossa flora intestinal.

O leite que sofre o processo UHT tem uma vida de prateleira de 180 dias antes de ser aberto.  Ou seja, uma caixa de leite leva 6 meses para estragar!

Você já parou para pensar nos procedimentos realizados  na bebida  para que ela se conserve própria para consumo durante tanto tempo?

Resumo da  Opera: O leite Pasteurizado não  é mais “cru” como no passado e perdeu probióticos que ajudam na sua  flora intestinal.

Aí, vale a máxima de que, quanto mais o produto alimentício dura na prateleira do supermercado, menos dura quem se alimenta dele.

Pois não podemos esquecer que a  Produção em larga escala estimula, além do uso de hormônios nas vacas , o uso de conservantes no processo de pasteurização e esterilização.

Por tudo isso, se você não tem uma vaquinha no quintal da sua casa, recomendo que você substitua o leite de vaca por sucos e leites vegetais.

O consumo do Leite e a osteoporose

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

“Produtos Lácteos não fazem parte da dieta na China, Japão, Vietnã ou Tailândia. No entanto, os habitantes desses países têm umas das mais baixas taxas de osteoporose e fratura óssea no mundo”.

Hegsted,M.Fractures, Calcium and Modern Diet. AJCN74 (2001): 571-73.

“Por outro lado os maiores consumidores de leite do mundo ( Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e Oeste Europeu) têm a maior incidência de osteoporose e risco de fratura óssea.”

Feskanich,D Et al. Molk, dietary calcium and bone fractures in women: A 12-year prospective study.
AJPH 87 (1997): 992-997.

Esses e muitos estudos são citados no Livro do Dr. Victor Sorrentino: O Mito do leite.

Porém, os defensores do leite argumentam que o leite é necessário para os ossos.

E que a absorção do cálcio por outros alimentos não é a mesma.

No entanto, o índice de absorção proporcionado pelo leite é de  apenas 30%, enquanto que o do brócolis e da couve, por exemplo, é de 5%.

Mas, 100 g de brócolis têm 513 mg de cálcio, enquanto 100 ml de leite têm 107 mg.

E no final das contas, em tese, ao comer brócolis você consumiria em torno de 25 mg de cálcio, contra 30 mg em um copo de leite.

No caso dos vegetais, é a fibra que diminui muito a capacidade de absorção de cálcio.

Mas é possível fazer equilíbrio de cálcio com sementes oleaginosas (castanha-do- pará, macadâmia, nozes e gergelim), grãos integrais e verdes folhosos (couve, rúcula e espinafre).

Enfim, o leite não é o único alimento que possui cálcio.

Além disso, é possível otimizar a absorção de cálcio com uma dieta baseada em frutas, vegetais e sementes. E existem muitos outros alimentos com muito mais cálcio que o leite.

Você pode saber mais como adotar uma alimentação mais balanceada nesse Artigo aqui:

Dieta Alcalina e o Câncer – Guia Para iniciantes.

Mais à frente você também verá que dá para simular laticínios vegetais, como leite e queijo veganos.

E a Lactose?

Em linhas gerais a lactose é o açúcar do leite.

Acontece que o nosso organismo produz uma enzima chamada Lactase para digeri-lo. Só que depois dos 4 anos de idade, diminuímos a produção de Lactase, pois em teoria, não deveríamos mais consumir leite.

E por consequência, temos cada vez mais dificuldades em digerir a Lactose do leite.

E se você ainda não tem intolerância à Lactose, certamente terá.

E isso causa diversos transtornos à nossa saúde.

A maioria das pessoas acham que o leite só faz mal aos intolerantes à lactose e você só é intolerante se tomar leite e tiver piriri, ou algum outro sintoma gastrointestinal mais radical.

Então, elas pensam: ” Se não tenho diarreia, não tenho alergia ao alimento.”

Mas o buraco é muito mais em baixo…

Uma hipersensibilidade a um tipo de alimento nem sempre é visível. Mas ainda assim, causa sérios prejuízos a diversos órgãos do corpo.

Algumas doenças associadas à intolerância a Lactose:

Artrite,enxaqueca, esclerose, mal de Parkinson e até mesmo acne e infertilidade.

A industria do leite é cruel com os animais

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

Se tudo o que escrevi e os estudos recentes não forem suficientes para você parar de tomar leite, acho que você deveria considerar o sofrimento que as vacas e seus filhotes passam para sustentar a industria do leite.

As vacas que recebem estas injeções de hormônio têm um aumento significativo da ordem de 16 enfermidades, incluindo mastite ( inflamação Grave das tetas)  e problemas de gestação.

Essa Mastite é a coisa mais horrorosa. Não vou colocar fotos aqui para te preservar, mas imagina a dor que elas sentem.

E além disso, o leite contém restos de antibióticos, pus e sangue, pelas contínuas doenças e tratamento a que são submetidas.

Isto gera uma maior resistência a antibióticos nas pessoas que consomem este leite e seus derivados, o que  já era um grave problema de saúde pública.

Quando uma vaca leiteira dá à luz, ela não tem tempo de se relacionar com seu filho.

Seu filhote é levado imediatamente para longe dela, para nunca mais ser visto por ela novamente.

Afinal, nós é que iremos tomar o leite que ela está produzindo para o seu bebê…

Isso causa uma quantidade inimaginável de estresse, tanto para a mãe quanto para o bezerro.

Ambos ficam berrando por dias…

A verdade é que nenhuma vaca iria querer nos dar o seu leite. Temos que arrancá-lo dela. Temos que roubá-lo de seu filho.

E para completar o clube de horrores, se o filhote for macho, ele ficará confinado por 4 meses em um local onde ele não pode sequer se mover, para que sua carne não enrijeça e ele possa ser vendido como carne de vitela.

E se o filhote for fêmea será criada para perpetuar essa escravidão animal e continuar nos fornecendo leite, assim como fizeram sua mãe e avó.

Nós tiramos tantas coisas desses pobres animais: seu leite, sua liberdade, seus filhos, sua dignidade.

Tudo para ter um copo de leite ou uma fatia de queijo no café da manhã. Como se não tivéssemos outras opções ( mais saudáveis) de alimentos.

Será mesmo que você quer fazer parte disso?

Esse vídeo publicado no canal Veg Uni mostra a verdade nua e crua sobre o quanto o leite que consumimos está cheio de crueldade.

ATENÇÃO: Eu chorei vendo esse vídeo. Então, se prepare emocionalmente se quiser assistir.

Como substituir o Leite de vaca – Os Leites Vegetais

Talvez, diante da evidência de que o leite não é a opção mais saudável de bebida para o seu café da manhã, você esteja se perguntando o que beber então…

Calma que, mais à frente eu vou compartilhar a  receita de um do meus Leites vegetais favoritos.

Mas se você está cansada de tomar café com leite e pão com manteiga no seu café da Manhã e deseja investir na sua saúde,  você deve conhecer o Livro que escrevi sobre Café da Manhã e Lanches Saborosos.

Esse é um Guia completo com receitas simples e criativas, Ingredientes baratos e fáceis de encontrar, indispensável para quem deseja iniciar o dia com mais Energia e Saúde.

-Você terá acesso a orientações relevantes para que você faça escolhas realmente saudáveis na primeira refeição do seu dia e no seu lanche da tarde.

-Vai descobrir como fazer leites vegetais e queijos veganos, sem conservantes ou aditivos em suas composições e ricos em sabor.

-Como preparar Patês, cremes, pastinhas e geleias, totalmente saudáveis e livres de conservantes.

-Como preparar pães caseiros, feitos com farinhas funcionais, e livrar-se do trigo.

-E ainda… Sugestão de cardápio de café da manhã semanal.

Os leites não lácteos, elaborados com base em ingredientes vegetais e água, na maioria das vezes, representam uma  melhor opção para quem deseja fugir do processo de pasteurização do leite de vaca.

Benefícios dos leites vegetais:

consumo do Leite de Vaca para a Saúde

– Não contêm lactose e nem colesterol

– Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração.

– Alto teor de vitaminas B

– Relação equilibrada entre o sódio e o potássio

– São bons para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável, entre outros.

Todos os leites devem  ser conservados por até três dias em geladeira.

Leite de amêndoas

Ingredientes:

1 xícara (chá) de amêndoas cruas e sem sal

3 xícaras (chá)  de água filtrada

MODO DE PREPARO:

Colocar as amêndoas de molho em água de seis a oito horas, escorrer a água e bater as amêndoas no liquidificador com a água nova até ficar homogêneo.

O resíduo que sobra ao coar  pode ser usado em bolos, biscoitos. Também dá para fazer uma farofinha ou uma pasta para pães e torradas.

BENEFÍCIO PARA SAÚDE

– É digestivo

– Benéfico para pessoas anêmicas, fracas, com problemas hepáticos ou desnutridas

– Benéfico para o cérebro e os músculos, por seu alto teor de potássio

– Previne a osteoporose

– As amêndoas ajudam a reduzir o colesterol ruim

– Seu alto teor de fibras é ideal para quem tem prisão de ventre. Além disso, também contribui para diminuir o risco de câncer de cólon

– Alto teor de magnésio, cálcio, ferro e vitamina E

Se gostou do Artigo, compartilha para que mais pessoas tenham acesso a essa informação.

 FONTE DE PESQUISA: 

Anticâncer – David Servan Shreiber

A verdade sobre o Mito do leite – Dr. Victor Sorrentino.



É com muita alegria no que anuncio que estão abertas  as inscrições para a Mentoria:

 Minha Alimentação Anticâncer 
DETOX TERAPÊUTICO

Esse é o meu acompanhamento de perto por 1 ano para te ajudar a transformar a sua saúde através da alimentação. 

CLIQUE em AQUI para conhecer mais detalhes e garantir a sua participação

⬇️⬇️⬇️

17 Comentários


  1. Realmente concordo que tomar leite não deve ser bom pra humanos… Mas pesquisei no Youtube sobre fazendas, e parece que nem sempre as vacas e bezerros são tão maltratados. Deixo o link: https://youtu.be/T_Dqr0RxLhU


  2. Bom dia Minha linda pois eu tomo muito leite agora tô em dúvida se tomo ou não


  3. Esses conhecimentos a respeito do leite de vaca eu já possuía preciso agora criar vergonha na cara e adotar uma alimentaçao com menos crueldade e mais saudável. Precisamos sair da nossa zona de conforto para mudarmos realmente.


  4. Está tudo bem querida! Eu também era viciada em leite antes do câncer. O que importa é que agora temos mais consciência do que devemos e não devemos colocar nos nossos pratos para promover saúde!
    É o que sempre falo: Informação (de qualidade) é poder pra quem deseja ter saúde!


  5. Essas informações são de suma importância .Uma maravilha. Muito obrigada mesmo


  6. Já experimentei o leite de aveia e não gostei. O de coco é muito gostoso. Mas o bom mesmo é um café com leite! Mas temos que pensar na nossa saúde.


  7. Estou perplexa de ver e ler tamanha crueldade e também falta de conhecimento de minha parte. Mais uma vez, muito obrigada Paty por suas matérias tão relevantes.
    Vou adquirir os livros 1ue faltam pra minha coleção agora mesmo kkkkkk, bjs !


  8. Adorei o post!! Nessa semana estava com essa incógnita do leite! Faz bem, faz mal? Se não tomar leite, como fica o cálcio? Substituir pelo quê? Até pq os leites vegetais comprados são bem caros. Associamos muito o leite ao cálcio. Tirei todas as dúvidas, post muito completo!?????


  9. Bom dia eu so uso leite de vaca para fazer Kefir ,eu tomo leite de cabra, faz bem para a, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *