Como se manter positiva durante o tratamento de câncer?

Como se manter positiva durante o tratamento de câncer?

Será que é possível ficarmos positivas diante de uma tragédia, como uma doença séria, a morte de um ente querido, ou qualquer fato ruim e irreversível que nos aconteça?

Fui diagnosticada com câncer de mama em 2014, em plena Copa do mundo. Fiz uma mastectomia radical com reconstrução imediata e 13 meses de tratamento, entre quimioterapia e radioterapia.

E desde então, tenho escutado muitas pessoas me questionarem como eu consegui me manter positiva durante o tratamento do Câncer. Algumas vezes durante os ciclos de quimioterapia me perguntavam: Como você ainda consegue sorrir? 

A minha resposta era sempre a mesma:

Se chorar me curasse, eu certamente choraria. Mas como não vai resolver o meu problema, prefiro sorrir…”

O fato é que sempre me considerei uma pessoa positiva e durante o tratamento eu continuei sendo uma pessoa feliz passando por um momento ruim. É claro que também tive os meus dias de choro e tristeza. Mas confesso que eles foram muito raros…

Como até hoje, quase um ano após o termino do meu tratamento, ainda  me fazem essa mesma pergunta,  decidi partilhar  com você algumas  experiências e ensinamentos que tenho adquirido desde o meu diagnóstico, através deste post:

Como se manter positiva durante o tratamento de câncer ?

cancer-mama-Como-se-manter-positiva-durante-o-tratamento-de-câncer-dascoisasquetenhoaprendido

Tudo o que nos desafia, também  nos proporciona oportunidade de aprendizado.

Por isso, posso afirmar que, que colocar em prática cada uma das verdades que irei partilhar, também irá fazer total diferença, na sua forma de enxergar o mundo e a vida, independente se você está enfrentando um Câncer ou não.

1) “O período de maior ganho em conhecimento e experiência é a fase mais difícil da vida de uma pessoa.” 

Essa citação de Dalai Lama tem sido o meu mantra desde que fui diagnosticada.  Quando saímos da nossa zona de conforto, temos a oportunidade- Se estivermos abertos pra isso- de experimentarmos algo novo.

Então, quanto mais a vida fica difícil, maior a oportunidade de crescer e melhorar como pessoa.

Pensando assim, e me permitindo aprender  com a dor, descobri  uma fórmula na qual a gente, por pior que as coisas estejam, dificilmente  perde!  Sabe como?

Pega esse problema, esse obstáculo, aí na sua frente, e transforma ele em aprendizado e conhecimento e, quando você  finalmente conseguir ultrapassá-lo irá se admirar com o quanto cresceu!

2) “ O momento presente é sempre perfeito”.

Difícil acreditar nessa verdade quando as coisas não estão acontecendo como gostaríamos. Mas crer nisso, me trouxe a tranquilidade que precisava pra vencer meus desafios que não eram pequenos.

E acredite, por mais que você não entenda nunca, existe uma Inteligência Maior.

Muito superior à sua, que toma conta de você e de tudo o que acontece ao seu redor. E que, surpreendentemente, cuida para o que esteja acontecendo (seja lá o que for) não com você, mas para você, seja perfeito!

Confie! Entregue-se a essa Força. Deixe que Ela cuide de você. Você pode chamá-la de Universo, Inteligência, Consciência, Eu Superior, Divino. Não importa. Ela existe e cuida de nós.  Eu a chamo de Deus.

3) “A ferida é o lugar por onde a luz entra “

Esse ensinamento, talvez, complemente o anterior…

Quando conseguimos compreender que o que nos acontece de “ruim” é para o nosso bem e, muitas vezes para a nossa cura emocional e espiritual;

Entendemos também que Deus não é um cara vingativo que sai por aí castigando as pessoas.

 Ao contrário, o Universo é amor. Nós é que muitas vezes, por medo, nos desviamos dessa frequência.

Sabe aquele merthiolate de antigamente que ardia pra caraca  quando a nossa mãe colocava no nosso joelho ralado? Às vezes precisamos tomar um remédio amargo para sermos curados.

4) “As pessoas  não são mais gratas porque são felizes. Elas são mais felizes porque são gratas”

Exercer gratidão muda a nossa perspectiva sobre a nossa vida e, consequentemente, do mundo.  Aí, você pode estar pensando: -Mas eu já sou uma pessoa grata!

Eu também pensava dessa forma. Nunca fui uma pessoa “reclamona”. Porém, somente quando perdi a minha saúde, percebi que não valorizava tanto a minha vida quanto imaginava!

Volta e meia reclamava dos meus cabelos, até perdê-los por completo, e ficar totalmente careca durante um ano.

Ficava triste nos meus aniversários, por estar ficando velha, até ter que encarar a possibilidade de morrer jovem enquanto lutava contra um câncer.

Sempre que comia além da conta me sentia culpada e reclamava da minha atitude ao invés de simplesmente agradecer pelas refeições e por nunca ter me faltado nada…

Enquanto fiz quimioterapia, fiquei quase um ano sem sentir gosto dos alimentos e com uma série de restrições alimentares, e mais um “tantão” de coisa que não  reconhecia  antes de ficar doente e que, portanto, não agradecia na minha vida.

Claro que ninguém precisa perder nada na vida para se dar conta de que é grato.

Gratidão é uma atitude e não um sentimento. É mais que se sentir feliz e agradecido pela vida que se tem.

É externar esse sentimento, agradecendo e amando às pessoas, que fazem diferença na nossa vida, com palavras e gestos…

Então,  praticar gratidão é uma atitude  que se aprende na prática.

E, como um músculo, você precisa praticar constantemente  para crescer. E  a boa notícia é que quanto mais colocamos gratidão nas nossas vidas, mais felizes nos sentimos.

5) “Sucesso sem felicidade é fracasso”

Essa é a melhor métrica de sucesso que conheci até hoje.

Já parou pra pensar no que é o sucesso pra você?

Pra muita gente pode ser trocar de carro todo ano, adquirir bens materiais, ter uma carreira bem sucedida. etc. E tudo bem se é isso o que te faz feliz.

 O X da questão é justamente esse: O que te faz feliz?

A sua métrica de sucesso tem haver com o que você acredita ou você está seguindo o fluxo sem questionar?

A busca ou manutenção do seu sucesso te dá motivação pra seguir em frente ou está te escravizando e te afastando do que verdadeiramente te faz feliz?

Qual o preço que você está pagando pra ser bem sucedido?

É super OK corrermos atrás dos nossos sonhos e objetivos.

O que acho importante é aprendermos a colocar o mundo no mudo, abaixarmos o ruído da nossa necessidade de apreciação, pertencimento e aprovação externa e escutar o nosso coração.

Quando isso acontece, você poder se surpreender com o que vai descobrir… Talvez o que vai te fazer feliz não é possuir  um “Laboutin”, mas ter tempo para andar descalço na beira do mar!

como-se-manter-positiva-durante-o-tratamento-de-câncer

6) “O fracasso não é o oposto do sucesso, mas parte dele”.

Em uma sociedade desencoraja  erros, aprender que não existe fracasso, apenas resultados, é libertador. Você perde o medo bobo de arriscar, errar e “perder”.

E quando você perde o medo de arriscar,  você aprende que se você não está gostando dos seus resultados, é só criar coragem e mudar. Pois como diria Einstein: Fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é insanidade.

7) “Você pode se fazer forte ou desgraçado, a quantidade de esforço é a mesma”

Sim a vida é cheia de altos e baixos. E ás vezes ela bate forte! E o que você faz quando as coisas não estão acontecendo como você gostaria?

Reclamar e se vitimizar é a atitude mais fácil…

Você pode até se sentir temporariamente confortada pelos que vão passar a mão na sua cabeça, enquanto dizem que você não merece o que está passando.

Mas sinceramente, assumir o papel de coitadinha não vai resolver o seu problema! E mais: Você vai se tornar uma pessoa chata! (Desculpe a sinceridade)

 Então, stop com o mimimi, pare com a ladainha do : – Ó céus! Ó vida!

Chore se você sentir vontade, acolha a sua tristeza, viva o seu luto, mas não pare por aí…

Cuide para que essa fase te fortaleça para seguir em direção da vida e dos sonhos que você deseja construir.

cancer-mama-Como-se-manter-positiva-durante-o-tratamento-de-câncer-dascoisasquetenhoaprendido

8) “Todo o sofrimento é resultado de pensamentos não questionados”

Questionar meus pensamentos deu uma nova perspectiva a cerca de tudo o  que me acontece e me deixa triste, insatisfeita, com raiva ou qualquer outro sentimento que me tire a minha paz ou alegria.

Aprendi que não é tanto o que nos acontece, mas a história que contamos pra gente sobre o que nos acontece que nos traz tristeza. Muitas vezes somos muito mais cruéis conosco que a realidade.

Sei que é difícil aceitar ou amar a realidade, especialmente quando estamos falando de fatalidades, mas acredite, é possível!

Especialmente, porque parar de brigar contra a realidade é uma atitude inteligente. Sempre que não a aceitamos, perdemos em 100% das vezes. E advinha o que acontece? Sofremos.

Então, mais que se resignar,  amar a sua realidade vai te trazer a paz de espírito que você precisa para transformá-la.

Sim, amar a realidade, ao contrário do que eu mesma pensava antes de praticar essa verdade na minha vida, não significa ser passivo.

Pelo contrário, aceitá-la, a partir do que já e não pode ser mudado, é o primeiro passo para modificá-la  e criar uma nova realidade mais próxima do que desejamos.

9) “O seu lar verdadeiro está no aqui e agora”

Estar simplesmente presente foi um dos meu maiores ganhos que me ajudou a passar por tempos difíceis e tem me ajudado a viver  a minha  vida com mais intensidade.

Viver o aqui e agora, o hoje.

Parar de deixar que pensamentos do passado me trouxessem lembranças ruins e me entristecesse. Pra que ficar remoendo o que passou e revivendo o que não valeu à pena nos nossos pensamentos?

Da mesma forma, o medo e ansiedade pelo que está por vir também nos aprisiona e nos faz sofrer por uma mentira (já que só existe em nossos pensamentos).

Ficamos andando por aí  feito zumbis que se alimentam do passado e do futuro e te pergunto: Enquanto sua mente vive no passado e/ou do futuro , quem está vivendo a sua vida de verdade?

Então, cada vez mais tenho tentado estar presente pra única coisa que de fato existe e é real, que é o aqui e agora.!

10) “Progresso é mais importante que perfeição”

O famoso “feito é melhor que perfeito”  me permitiu sair da arquibancada e colocar a bola em jogo. Experimentar, testar, perder o medo de errar e de não ser perfeita.

Dar o meu melhor  e não me paralisar porque as coisas ainda não estão 100% do jeito que eu gostaria.

Não preciso me comparar com ninguém. A minha competição é comigo mesma. Estou comprometida com o meu progresso e isso me basta.

Tenho aprendido muito ultimamente.

Às vezes tenho a sensação que despertei de um sono profundo…

E esses foram os maiores aprendizados que tirei desde que fui diagnosticada, e que quero trazer comigo pra minha jornada.

Como se manter positiva durante o tratamento de câncer

Estou certa que se você conseguir colocar em prática alguns desses aprendizados , você também irá mudar  a sua forma de encarar a vida…

E você também saberá como se manter positiva durante o tratamento de Câncer!




12 Comentários


  1. Vc é maravilhosa!! Eu venci o câncer de pulmão e gânglios!!! Que Deus continue te abençoando,para que vc possa ajudar muitas pessoas ainda!!! Parabéns pelo lindo trabalho!! Um bjo grande no seu coração!


  2. Agradecida obrigada Patrícia pelo seu crescimento e preciosidades da vida fico muito feliz ?


  3. Patricia!!!!
    Amei ter tido esta oportunidade de fazer cursos com você.
    Sou Maquiadora, e as todas as tuas dicas, estão sendo muito importantes para que eu me sinta segura.
    Ensinas a todas com muito Amor esta a GRANDE DIFERENÇA!!!!!!!.
    Senti mesmo por ter perdido muitas aulas, e não as ter , para poder ver com maior clareza tudo.
    Ontem a internet caiu muitas vezes e eu a reiniciava .
    Numa destas cansativas repetições e espera adormeci, pois estava exausta, mil desculpas a vocês todas mas não esta fácil atender minha sogra com câncer e minha filha com o joelho com problemas e precisando operar desde 8 de dezembro e os médicos especialistas, ainda em férias.
    Amanhã minha filha terá uma consulta com um especialista. E se Deus quiser ele vai operá-la com sucesso.
    Hoje me maquiei linda para a foto que Patricia disse que queria mas não recebi ate agora nada.
    Vou ate minha casa agora neste sol, esqueci lá o celular.
    SUCESSO bjss
    Vera Lucia

Página 1 de 3 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *