Alimentação anticâncer: Minha pizza de tapioca (glúten free)

Durante o meu tratamento, ficava muito em casa. Com a imunidade baixa, não é aconselhável frequentar lugares fechados. E nesse período a pizza fazia parte da minha Alimentação anticâncer.

É sério!  Eu, me reunia muito com a minha família para fazermos um rodízio de pizza. Fazíamos pizza quase que semanalmente. Mas não é uma pizza qualquer não…

Desde que, optei por cortar o açúcar e farinha de trigo da minha dieta. Além de várias outras restrições que o tratamento impunha, aprendi muitas receitas naturebas. E a pizza de tapioca sempre foi um sucesso aqui em casa.

Então, acredite! Você pode comer uma pizza sem abrir mão de uma alimentação saudável. A receita da pizza que vou te passar, é uma das minhas  favoritas

Experimentei a pizza de tapioca no Balada Mix com uma amiga e adorei o sabor.  Fiz em casa com uma adaptação minha e ficou ótima. É mole mole de fazer, até para alguém que, como eu,  é um desastre na cozinha.

ALIMENTAÇÃO ANTICÂNCER – PIZZA DE TAPIOCA

Ingredientes da massa:

  • 3 colheres de tapioca hidratada
  • 1 ovo da galinha feliz (korin ou ovo caipira)
  • sal a gosto
  • Opcional / fibras – meu pó de pir-lim-pim-pim que minha nutri me ensinou e eu dei uma turbinada (chia, semente de gergelim, aveia, cúrcuma, pimenta do reino).  A tapioca é pobre em fibras e tem um alto índice glicêmico. Então essa misturinha na massa é super bem vinda!

Ingredientes do recheio:

  • Molho de tomate (para quem quiser fazer o molho caseiro com tomates orgânicos, além de mais nutritiva e saborosa, a receita fica ainda mais saudável)
  • queijo e outros ingredientes a gosto
rendimento: 1 porção – 1 pizza de 20cm (frigideira)

* se for na forma de 30cm, dobrar a medida

Modo de preparo da massa:

1- misture todos os ingredientes, até ficar homogêneo

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (2)

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (3)

2- Coloque a massa em frigideira antiaderente pré-aquecido. E vire para cozinhar dos dois lados. se for na frigideira unte com um pouquinho de azeite e Leve ao forno pré-aquecido.

 passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (9)
passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (8)
A massa da sua pizza já está pronta!

3- Agora pincele a massa da pizza com molho de tomate misturado com um pouquinho de água. Recheie como desejar!

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (5)

Sabor  Rúcula com tomate seco

Depois de pincelar com o molho de tomate, cubra a massa com queijo e pincele novamente com molho de tomate, distribua os tomates e orégano. Leve ao forno o suficiente apenas para o queijo derreter. A rúcula é colocada após a pizza sair do forno.

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (4)

Sabor: Banana com canela

Cubra a massa com pouco queijo, coloque bananas fatiadas bem maduras e em seguida , polvilhe a canela.  (Não precisa colocar açúcar). Leve ao forno até ficar molhadinha.

Lembrando que a tapioca, apesar de ser um alimento saudável, tem um índice glicêmico alto, isso quer dizer que ela vira açúcar no nosso organismo muito rápido. E isso não é legal pra quem teve ou tem câncer.

Um truque que a minha nutricionista me ensinou pra baixar esse índice glicêmico é usar ” pó de pirlimpimpim” : Uma mistura com chia, semente de linhaça, gérmen de trigo,farinha de berinjela.

Normalmente já deixo o meu pó de pirlimpimpim pronto em uma vasilha na geladeira e uso em saladas,caldos, na tapioca,etc…

Experimente e depois vem me contar o que você achou da minha receita predileta que faz parte da minha alimentação anticâncer.

Navegue pelo post

Ultimos artigos