Alimentação anticâncer: Minha pizza de tapioca (glúten free)

Durante o meu tratamento, ficava muito em casa. Com a imunidade baixa, não é aconselhável frequentar lugares fechados. E nesse período a pizza fazia parte da minha Alimentação anticâncer.

É sério!  Eu, me reunia muito com a minha família para fazermos um rodízio de pizza. Fazíamos pizza quase que semanalmente. Mas não é uma pizza qualquer não…

Desde que, optei por cortar o açúcar e farinha de trigo da minha dieta. Além de várias outras restrições que o tratamento impunha, aprendi muitas receitas naturebas. E a pizza de tapioca sempre foi um sucesso aqui em casa.

Então, acredite! Você pode comer uma pizza sem abrir mão de uma alimentação saudável. A receita da pizza que vou te passar, é uma das minhas  favoritas

Experimentei a pizza de tapioca no Balada Mix com uma amiga e adorei o sabor.  Fiz em casa com uma adaptação minha e ficou ótima. É mole mole de fazer, até para alguém que, como eu,  é um desastre na cozinha.

ALIMENTAÇÃO ANTICÂNCER- PIZZA DE TAPIOCA

Ingredientes da massa:

  • 3 colheres de tapioca hidratada
  • 1 ovo da galinha feliz (korin ou ovo caipira)
  • sal a gosto
  • Opcional / fibras – meu pó de pir-lim-pim-pim que minha nutri me ensinou e eu dei uma turbinada (chia, semente de gergelim, aveia, cúrcuma, pimenta do reino).  A tapioca é pobre em fibras e tem um alto indice glicêmico. Então essa misturinha na massa é super bem vinda!

Ingredientes do recheio:

  • Molho de tomate (para quem quiser fazer o molho caseiro com tomates orgânicos, além de mais nutritiva e saborosa, a receita fica ainda mais saudável)
  • queijo e outros ingredientes a gosto
rendimento: 1 porção – 1 pizza de 20cm (frigideira)

* se for na forma de 30cm, dobrar a medida

Modo de preparo da massa:

1- misture todos os ingredientes, até ficar homogêneo

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (2)

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (3)

2- Coloque a massa em frigideira antiaderente pré-aquecido. E vire para cozinhar dos dois lados. se for na frigideira unte com um pouquinho de azeite e Leve ao forno pré-aquecido.

 passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (9)
passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (8)
A massa da sua pizza já está pronta!

 

3- Agora pincele a massa da pizza com molho de tomate misturado com um pouquinho de água. Recheie como desejar!

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (5)

Sabor  Rúcula com tomate seco

Depois de pincelar com o molho de tomate, cubra a massa com queijo e pincele novamente com molho de tomate, distribua os tomates e orégano. Leve ao forno o suficiente apenas para o queijo derreter. A rúcula é colocada após a pizza sair do forno.

passo-passo-receita-fit-pizza-de-tapioca-sem-gluten-sem lactose (4)

 

Sabor: Banana com canela

Cubra a massa com pouco queijo, coloque bananas fatiadas bem maduras e em seguida , polvilhe a canela.  (Não precisa colocar açúcar). Leve ao forno até ficar molhadinha.

 

Lembrando que a tapioca, apesar de ser um alimento saudável, tem um índice glicêmico alto, isso quer dizer que ela vira açúcar no nosso organismo muito rápido. E isso não é legal pra quem teve ou tem câncer.

Um truque que a minha nutricionista me ensinou pra baixar esse índice glicêmico é usar ” pó de pirlimpimpim” : Uma mistura com chia, semente de linhaça, gérmen de trigo,farinha de berinjela.

Normalmente já deixo o meu pó de pirlimpimpim pronto em uma vasilha na geladeira e uso em saladas,caldos, na tapioca,etc…

Experimente e depois vem me contar o que você achou da minha receita predileta que faz parte da minha alimentação anticâncer.

37 Comentários


  1. Amei suas dicas…Amei tudo
    Obrigado pelo seu trabalho


  2. Olá Patrícia. Amei sua dica da pizza de tapioca. Vou fazer com ctz. Parabéns pelo lindo trabalho.
    Grande abraço.


  3. Olá, Patrícia!! Amei as receitas vou fazer.Obrigada querida. Grande bj

Página 1 de 8 Próximo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *