Café da manhã para quem faz quimioterapia: 4 dicas de dar água na boca

Todo mundo sabe que a alimentação tem uma influência gigantesca na saúde e no bem estar de qualquer indivíduo. E, essa importância aumenta ainda mais em momentos nos quais a nossa saúde está fragilizada. Por isso, separei algumas dicas deliciosas de café da manhã para quem faz quimioterapia.

Nesse artigo vou compartilhar diversas opções saudáveis e deliciosas que você poderá incluir na sua alimentação durante esse período.  

Dicas de café da manhã para quem faz: “quimioterapia café da manhã”

Muitas pessoas que fazem quimioterapia costumam apresentar diversos sintomas e efeitos colaterais que podem ser potencializados por uma alimentação ineficiente, ou com alimentos indevidos. Logo, nesse período mais delicado, é interessante existir um planejamento bem detalhado de nutrientes e alimentação durante seu tratamento.

Logo, nesse período mais delicado, é interessante que exista um planejamento bem detalhado de nutrientes e alimentação durante seu tratamento.

Quimioterapia e alimentação: quais cuidados você deve ter?

Durante esse momento de maior vulnerabilidade, é comum que você seja orientado a buscar alternativas de alimentos que tenham ao menos um bom valor nutricional e que não sejam ácidos.

Portanto, confira abaixo alguns dos cuidados na organização do preparo de um bom cardápio para quem faz quimioterapia

Consumir alimentos como o gengibre

O gengibre é uma ótima alternativa para introduzir na alimentação para quem faz quimioterapia. Essa raiz forte possui ação antiemética, ou seja, evita náuseas, vômitos e desconfortos, que são recorrentes em 70% dos pacientes que estão também realizando esse tratamento. Um chazinho de gengibre ou adicionar uma rodela no seu suco funcional pode fazer milagres. Vai por mim!

Ter frequência e rotina

Coma bem, mas em pequenas porções espalhadas pelo dia e busque sempre optar pelos alimentos que possuem realmente alguma capacidade nutritiva. 

Outro ponto é que adequar isso a uma rotina se tornará mais fácil, prático e dinâmico, o que também pode acabar potencializando os bons resultados.   

Quais são os alimentos imprescindíveis nessa refeição?

Os alimentos imprescindíveis durante um café da manhã na quimioterapia, que seja saudável e balanceado, podem variar de acordo com as necessidades e preferências individuais, mas geralmente incluem:

Fontes de proteína

Proteínas são importantes para a evolução e reparo dos tecidos das estruturas corporais, além de ajudarem na saciedade. Opções de alimentos ricos em proteínas para o café da manhã podem incluir ovos da galinha feliz ( orgânicos ou caipiras) , carnes magras (como peito de frango ou peru), ou até mesmo algumas opções de proteínas vegetais, como grão de bico.

Cereais

 Os cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e podem fornecer energia de forma gradual e sustentada ao longo do dia. Exemplos de cereais integrais para o café da manhã inclui pães integrais preferencialmente caseiros, aveia, quinoa, ou mesmo opções de granolas caseiras com ingredientes saudáveis.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais são fontes importantes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e podem ser adicionados ao café da manhã de diversas maneiras. Pode-se incluir frutas frescas, como banana, maçã, laranja, ou frutas secas, como damasco ou uva-passa, em porções adequadas. 

Além disso, adicionar vegetais em forma de saladas, omeletes, ou até mesmo sucos naturais pode ser uma ótima opção.

Gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis são importantes para a saúde do coração, para o funcionamento do cérebro e para a absorção de algumas vitaminas. Opções de alimentos ricos em gorduras saudáveis para o café da manhã podem incluir abacate, oleaginosas (como castanhas, nozes, amêndoas), sementes (como chia, linhaça) ou até mesmo um fio de azeite de oliva em saladas, ou torradas.

Líquidos

A hidratação também é importante pela manhã. Optar por líquidos saudáveis como água, chás naturais ou sucos naturais sem adição de açúcar pode ser uma boa escolha para acompanhar o café da manhã.

É importante lembrar que a quantidade e a combinação de alimentos podem variar de acordo com as necessidades nutricionais individuais e o estilo de vida de cada pessoa. 

É sempre recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, para obter recomendações personalizadas em relação à alimentação e à saúde.

Entenda como você pode inovar e fazer refeições deliciosas sem muito trabalho

O café da manhã é sem dúvida a refeição mais importante do dia, e por isso merece sempre ter um destaque. O café da manhã nessa situação precisa sempre ser saudável e completo em relação a nutrientes, vitaminas e afins, com o intuito de não necessitar da utilização de suplementos alimentares para suprir esse déficit de nutrientes.

Conheça algumas dicas para um café da manhã de dar água na boca

Por conta de ser uma refeição muito importante para nosso organismo, nós separamos algumas dicas para que você consiga realizar um café da manhã espetacular e de dar água na boca. Veja:

1. Overnight Oats com frutas

Essa receita é muito fácil de ser feita, basta realizar a hidratação de uma semente ou cereal, deixando mergulhado em um líquido, de sua preferência podendo ser um leite vegetal, durante a noite. 

Ao acordar, o cereal escolhido terá absorvido parte significativa do líquido que estava presente, inchando e ficando com uma consistência mais parecida com um pudim. Para completar adicione frutas de sua preferência por cima, e depois é só comer. 

As medidas nessa receita acabam sendo bastante desprezíveis já que dependendo do cereal ou semente escolhido, usa-se mais ou menos líquido, portanto avalie quando for botando o leite vegetal aos poucos.

Eu gosto muito de fazer com  aveia e leite vegetal de coco caseiro . E minhas frutas favoritas são banana, maçã ou as frutinhas vermelhas. Ainda dá pra colocar um mix de oleaginosas com uvas passas ou ameixa para adoçar, decorar e como fonte de gorduras boas.café da manhã para quem faz quimioterapia

Overnight Oats com frutas. | Foto: Freepik.

2. Suco Funcional e nutritivo

Você vai precisar de:

  • 200ml de água de coco natural;
  • 1 folha de couve orgânica;
  • ¼ de maçã verde;
  • 1 pedacinho de gengibre;
  • 1 cenoura orgânica;
  • 1 punhado de salsinha.

Para preparar o suco, basta apenas misturar os ingredientes no liquidificador e aproveitar!

3. Pão com ovos mexidos

Para essa receita você vai precisar apenas de 1 ovo orgânico mexido e 1 fatia de pão sem glúten para acompanhar.  Aqui no Blog tem uma receita maravilhosa de pão de grão de bico.  O meu favorito. Fica a dica!

4. Salada de frutas orgânicas

Para fazer a salada de frutas é simples, basta selecionar as frutas orgânicas que você mais gosta, como melão, mamão e kiwi. E para proporcionar crocância e mais sabor, adicione 2 castanhas do Pará.

Como o café da manhã ajuda na disposição durante o dia?

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, e sua importância vai além do simples fato de matar a fome pela manhã. Um café da manhã adequado pode contribuir para a disposição durante o dia, oferecendo os nutrientes e a energia necessários para um bom funcionamento do organismo.

A primeira grande vantagem do café da manhã é que ele fornece energia ao corpo depois de um período de jejum durante a noite. Durante o sono, o corpo continua a realizar funções metabólicas importantes, mas o estoque de glicose (a principal fonte de energia do organismo) pode ficar reduzido. O café da manhã, quando bem balanceado, pode repor essa glicose, fornecendo energia para o corpo e para o cérebro funcionarem adequadamente.

Além disso, o café da manhã pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia. Um café da manhã equilibrado, com alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis, pode ajudar a evitar picos e quedas bruscas nos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para uma sensação de saciedade e mantendo a energia estável durante o dia.

Você conhece o impacto da alimentação no tratamento de câncer?

A alimentação é muito importante principalmente quando levamos em consideração a situação de fragilidade imunológica que a maioria dos pacientes acabam se encontrando.

Portanto, a alimentação é a forma mais fácil e rápida de conseguir suprir essa questão, então sem um direcionamento adequado da sua alimentação, a sua imunidade continua baixa fazendo com que você além dos colaterais da quimioterapia, fique vulnerável a outras doenças. 

Por isso, é sempre legal ter um feedback ou algum contato com pessoas que precisaram passar por essa situação. A respeito disso,  esse vídeo conta como foi a experiência de algumas das minhas alunas ao adotar a minha alimentação anticâncer.

Agora que você já sabe qual a melhor alimentação para quem faz quimioterapia, ficou muito mais fácil de preparar o seu cardápio e escolher a melhor refeição para fazer durante o começo do dia. 

Tenho uma Mentoria on line em parceria com a minha nutricionista oncológica com o objetivo de trazer direcionamento nutricional à pessoas com câncer. Conheça aqui mais detalhes da mentoria “Detox Terapêutico”

Conheça aqui mais detalhes da mentoria Minha Alimentação Anticâncer:

https://minhaalimentacaoanticancer.com.br/mentoria-alimentacao

5 Comentários


  1. nossa! Tem muita coisa que você pode e deve comer… Os sucos funcionais com frutas,verduras, como por exemplo o meu suco para a imunidade carinhosamente apelidado por mim como suco “levanta defunto”. Aqui no blog tem as receitas.
    Comer aipim, inhame, batata doce, frutas, pães funcionais sem a farinha de trigo, leite, açucar, etc. Leites vegetais, vitaminas…
    Aqui no blog mesmo você encontra várias receitas


  2. Oi querida, é necessário fazer uma avaliação mais detalhada para entender melhor o porquê dessa deficiência em seu organismo absorver os nutrientes dos alimentos.


  3. Paty no exame a dra explicou que meu corpo não absorve nutrientes, e mencionou sobre doença auto imune. Oque fazer? Eu tomava suplemento vit kald k2, e não adiantava, vit d, baixa. Tenho osteopenia. Colesterol alto. E 58 anos. Deus te abençoe. Aguardo resposta.


  4. Paty boa noite. Oque comer, se organismo está inflamado, e exame que fiz, médica disse que não estar absorvendo nutrientes. Não posso comer muito ovos devido colesterol, e leite é derivados, também. Oque comer de manhã, para ter proteínas e cálcio, pois, tenho osteopenia. Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *