Alimentos anticâncer: conheça 9 alimentos poderosos na luta contra o câncer

Você sabe qual é a relação entre alimentação saudável e prevenção do câncer? Há alimentos anticâncer que podem te ajudar na luta contra o câncer!

Nota-se que deixar frutas, verduras e vegetais de fora do cardápio, é um grave problema, principalmente porque esses alimentos possuem propriedades que ajudam na prevenção contra o câncer. O resultado, então, é o aumento das probabilidades de tumor no estômago, esôfago​, pâncreas, vesícula, intestinos, rins, mamas, ovários, próstata e fígado.

O paciente que está em tratamento contra o câncer sofre com as alterações em seu organismo e isso inclui o seu apetite. 

A quimioterapia, a imunoterapia e a radioterapia possuem vários efeitos colaterais que acabam piorando essa situação. Sendo assim, as náuseas, os vômitos, a perda da fome e as mudanças no paladar são bastante comuns nessa fase.

Tudo isso contribui para que a pessoa, em tratamento, reduza sua alimentação e, como consequência, aumenta o risco de insuficiência nutricional.

A desnutrição é muito comum entre os pacientes oncológicos justamente porque os impactos do tratamento são constantes e bastante incômodos. 

Em muitos casos, é necessário, ainda, um acompanhamento intenso para que a pessoa consiga manter uma alimentação adequada durante todo esse momento difícil. Assim, cada etapa da terapia demanda cuidados nutricionais e um cardápio bem específico. 

Isso se torna fundamental para auxiliar o organismo em meio a tantos procedimentos dolorosos.

Comer bem é essencial tanto para quem está doente quanto para os que pretendem evitar futuros problemas envolvendo o tema. Isso porque a alimentação é parte integrante do bem-estar.

Já é comprovado que alguns alimentos são mais prejudiciais do que outros, por isso, vou focar naqueles que vão te fazer bem e te ajudar a prevenir e a tratar o câncer.

Mas, quais são os alimentos que podem ajudar? Veja, abaixo, os alimentos que fazem parte de uma Alimentação anticâncer!

Conheça 9 alimentos anticâncer

Você sabia que é possível montar um cardápio baseado em uma alimentação anticâncer? Bom, tais alimentos podem até não ser a solução para a doença, mas conseguem influenciar bastante no tratamento e na prevenção da doença. 

Esse fato já foi comprovado e já se tem estudos de que quase metade dos casos de câncer têm a possibilidade de serem evitados com hábitos de vida mais saudáveis.

Dessa forma, fazer exercícios físicos regulares, ter um bom descanso e alguns outros hábitos saudáveis, como a ingestão de nutrientes corretos precisam ser prioridade. Isso porque é por meio deles que será possível reduzir a incidência de inúmeras doenças, promovendo uma maior qualidade. 

É muito importante lembrar que sozinhos tais alimentos não possuem nenhuma propriedade suficiente para evitar uma ou outra doença. 

No entanto, ao serem manipulados em conjunto com os outros hábitos saudáveis adquiridos e uma vida equilibrada, eles acabam apresentando grande potencial para evitar o surgimento de doenças graves e, também, crônicas. 

Enfim, a Alimentação anticâncer previne diversas doenças além do câncer e traz qualidade de vida durante o tratamento, minimizando os efeitos colaterais e colaborando com a recuperação da saúde.

Alimentos anticâncer
Alimentos anticâncer: dieta anticancerígena, alimentação para pacientes oncológicos e alimentos que previnem o câncer. | Foto: Freepik.

E os alimentos são:

Goiaba, tomate e melancia

Tanto a melancia, quanto o tomate e a goiaba têm licopeno, isto é, serve com grande auxílio na hora de prevenir o câncer de próstata e mama. Aqui, a atenção se volta para o tomate, uma vez que ele é o que mais apresenta licopeno, que é um poderoso antioxidante.

Frutas roxas e vermelhas: morango, açaí, amora, uva preta, mirtilo e outras

Elas são excelentes para prevenir o câncer de mama, de cólon, do reto, de boca, esôfago, estômago e pâncreas. Inclusive, a sua propriedade de prevenção se encontra na presença de antioxidantes flavonoides denominados por cianina.

 

Até a casca da uva deve ser ingerida.

Frutas ricas em ácido ascórbico: acerola, laranja, limão, abacaxi, cacau, goiaba, morango

O ácido ascórbico ou então, como vitamina C, é o responsável pela melhora da resposta imunológica e tem o poder de prevenir gripes, resfriados e diversos tipos de câncer, como, por exemplo, o de estômago. Porém, é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito de maneira natural. 

 

As altas temperaturas não auxiliam nesse processo.

Cenoura e abóbora

As duas leguminosas atuam na prevenção de câncer de pulmão por serem extremamente ricas em betacaroteno.

Brócolis, couve-flor e repolho

Esses vegetais acabam ajudando na prevenção de câncer de cólon, esôfago e mama, pois contêm isotiocianato e glicosinolatos.

Espinafre e couve

Os dois auxiliam na prevenção do câncer de pele, devido à presença de compostos como a luteína e zeaxantina.

Peixes: salmão, sardinha e atum

Tais peixes possuem ômega 3, grande responsável pela prevenção de câncer de mama, próstata e cólon. Além disso, essa substância consegue ficar responsável por melhorar a memória e a concentração. 

Pode-se citar outros exemplos de alimentos ricos no ácido graxo, como: abacate, azeite de oliva, chia e farinha de linhaça.

Cebola e alho

Esses dois temperos muito comuns na casa de todos e que são usados na maioria dos preparos, independentemente dos pratos, podem auxiliar na prevenção de câncer no estômago pois possuem alicina, composto sulfurado, que atua como um antibactericida e pode até mesmo influenciar na redução de LDL (colesterol ruim) e aumento de HDL (colesterol bom).

Gengibre

Esse ingrediente tem potencial para auxiliar na prevenção do câncer de cólon, mama, pâncreas e estômago, devido à presença do gingerol e do 6-shogaol, os quais realizam a indução de células tumorais.

Normalmente, essa é a alimentação que vai suprir o que você gosta de comer, além de te auxiliar no processo de cura e de desinflamação. 

Alimentos anticâncer
Frutas orgânicas. | Foto: Freepik.

Quais alimentos devem ser evitados?

Os alimentos a serem evitados são aqueles que fogem do saudável. Claro que isso não significa dizer que você nunca vai poder comer uma pizza, um hambúrguer, ou algo assim. Na verdade, quando a comida é feita por você, com ingredientes mais corretos e com boa procedência, tudo muda de visão. Eu mesma faço uma pizza de batata doce e um hambúrguer de grão de bico maravilhoso!

O que mais prejudica sua saúde são os enlatados, ultraprocessados e os refinados. 

É sempre bom consultar um nutricionista para ficar de olho nessas questões. No consultório, ele vai te orientar da melhor maneira possível. 

Eu espero ter te ajudado com essas informações sobre os alimentos anticâncer! Acesse os outros conteúdos do meu blog para mais dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *