Você sabia que muita gente acha que o câncer faz cair cabelo? Pois é… Apesar de algumas pessoas com câncer apresentarem também algum quadro de alopecia, não é a doença que faz o cabelo cair. Essa primeira ideia errada acaba fazendo com que apareçam vários mitos sobre o assunto e tudo se torne uma bola de neve. Pensando nisso, separei alguns mitos e verdades sobre a queda de cabelo durante o câncer.
Vale mencionar que o cabelo já foi motivo de muita preocupação para os pacientes oncológicos, principalmente as mulheres, mas eu realmente acredito que dá sim para ter uma autoestima muito boa e um baita estilo mesmo sem cabelo nenhum. Muitas pessoas também acreditam que a queda de cabelo feminino pode ser câncer e, neste post, irei te mostrar que essa ideia cai totalmente por terra.

Verdades
Decidi primeiro começar com as verdades, pois são elas que vão esclarecer todos os mitos que virão a seguir e darão um panorama geral sobre o motivo do cabelo dos pacientes oncológicos cair durante o tratamento de câncer. Se você tiver essas verdades em mente já vai ser possível desmascarar várias mentiras que possam aparecer em seu caminho.
O que causa a queda de cabelo é o tratamento, e não o câncer
Muita gente acha que o câncer causa queda de cabelo. Essa é uma das ideias que não são verdadeiras, mais antigas do mundo. O que acontece, na verdade, é que o tratamento do câncer geralmente é a quimioterapia ou a radioterapia (que não é um medicamento! É radiação).
Essa força dos medicamentos tem como finalidade eliminar todas as células cancerígenas, mas acaba que eles também afetam outras células saudáveis, inclusive as capilares. Você pode perceber que não é só o cabelo que cai, os pelos do corpo e da sobrancelha também costumam cair. Ou seja, a radioterapia cai o cabelo e a quimioterapia também.
Só para que você entenda melhor sobre a quimioterapia, ela tem por finalidade matar as células de crescimento rápido. E os folículos pilosos são células de crescimento rápido. Por isso que algumas quimioterapias fazem cair o cabelo.
O cabelo pode nascer diferente após o câncer
Não sei se você se lembra mas o ator Reynaldo Gianecchini teve câncer, quando ele terminou o tratamento, seu cabelo começou a crescer encaracolado, gerando grande alvoroço e dúvidas entre as pessoas que acompanham o artista. Pois é, o cabelo pode sim nascer com outros aspectos em seu crescimento pós-tratamento.
O que ocorre é que o tratamento, seja ele de quimioterapia ou de radioterapia, é tão forte que altera as células germinativas do couro cabeludo, mudando o aspecto da primeira remessa de cabelo após a finalização do tratamento. Isso reforça o fato de que a quimioterapia cai o cabelo, assim como a radioterapia. Se você ama o seu cabelo e morre de medo dele não voltar a ser como era antes, calma que eu tenho uma notícia boa: geralmente somente a primeira remessa de cabelo vem diferente e os fios vão voltando ao normal com o tempo.


Mitos
Agora que eu já falei das verdades, vamos para os principais mitos. Já adianto de imediato que a ideia de que queda de cabelo feminino é super falsa (o que causa a alopecia é o tratamento, lembra?), assim como a existência de um câncer de cabelo. Mencionei esses itens aqui pois essas são frases vistas em menor frequência e possui um efeito menos desesperador do que essas:
Todo mundo que tem câncer perderá cabelo
É, pois é… A afirmação de que todo mundo que tem câncer necessariamente perderá o cabelo, não é uma verdade. Mas calma, eu não quero te dar tantas esperanças, pois a maioria esmagadora das pessoas que passam por um tratamento tão forte quanto a quimioterapia ou a radioterapia desenvolvem sim um quadro de alopecia, mas não são todas.
Mas, saiba que a radioterapia só faz cair cabelo na área irradiada, o que significa que o cabelo pode cair em quem faz radio na cabeça por conta de um câncer cerebral.
Como você muito provavelmente já sabe, cada organismo é um organismo e cada corpo responde aos tratamentos de forma diferente. Assim, é perfeitamente possível que as células capilares de uma pessoa não sejam afetadas com o tratamento, mas, como eu já disse, essa é uma situação bem rara.
Usar toucas e lenços atrapalha no crescimento do cabelo
Esse é um mito que não é tão difundido assim, mas ainda vejo algumas pessoas dizendo para pacientes com câncer que usar toucas, lenços, perucas e outros acessórios que tampam a cabeça sem cabelo atrapalham no crescimento do cabelo. A divulgação dessa ideia é muito perigosa pois esses itens estão intimamente ligados com a autoestima dessas pessoas.
Está sim liberado o uso de qualquer um desses acessórios e, se te fizer bem, não é só liberado como recomendado. Uma dica especial minha é: nunca deixe de usar protetor solar na careca, tenho certeza que você não quer aparecer com ela toda queimada e nem pegar uma insolação.
Como estimular o crescimento do cabelo após o tratamento
Agora que você já sabe que não é verdade que o câncer causa queda de cabelo, é hora de falarmos sobre coisas boas: a recuperação da doença, fim de tratamento e, claro, crescimento do cabelo.
Está cada vez mais comum ver mulheres que gostam tanto de ser carecas que mesmo após a finalização do tratamento continuam usando o mesmo estilo, mas, por um outro lado, existem outras que estão doidas para verem suas madeixas novamente. Se o seu caso for o segundo, vem comigo que eu te explico as melhores formas de estimular o crescimento de seu cabelo.
Crioterapia capilar
Não recomendo a crioterapia ou touca gelada. Na época em que estava em tratamento, não existia essa opção, então precisei assumir a careca.
No entanto, conheço várias alunas e clientes que usaram estes métodos e a maioria não gostou do resultado. O cabelo cai muuuuuito durante o tratamento e a maioria se vê obrigada a cortar curtinho.
E é muito desconfortável ficar com um “balde de gelo” na cabeça durante a quimioterapia que já é sacrificante. Ou seja, é muita “sofrência” para pouco resultado.
Essa técnica consiste basicamente no paciente oncológico colocar uma touca bem gelada na cabeça durante suas sessões de quimioterapia ou radioterapia. Essa touca diminuirá o fluxo de sangue na cabeça e fará com que as células deem uma parada em seu trabalho o que, consequentemente, impede que o tratamento tenha influência naquelas células específicas.


Alimentação
Se você me acompanha já há algum tempo sabe como eu acredito no poder da alimentação e se você me conheceu com esse texto que não é verdade que câncer faz cair cabelo é essa informação é nova para você: bem vindo. Existem sim alguns alimentos para fazer o cabelo crescer como as frutas cítricas e os peixes. Saiba mais sobre essas comidas clicando aqui.
Agora que já derrubei o mito de que o câncer faz cair cabelo, que tal acompanhar outros conteúdos aqui do site? Minha missão é justamente trazer orientações, motivação e clareza após o diagnóstico da doença, que, na maioria das vezes, traz uma sensação de escuridão para os pacientes.