Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia

Como podemos aumentar os nossos leucócitos durante o nosso tratamento, especialmente durante a quimioterapia, que nos debilita tanto?

Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia

Essa é uma pergunta que me fiz muito durante os 16 ciclos de quimioterapia ( 4 vermelhas e 12 brancas) que fiz por 8 meses.

Mas primeiro, vamos entender o que são os Leucócitos.  E porque não podemos fazer quimioterapia quando eles estão baixos.

Confesso que não sabia o quanto eles eram importantes para nossa saúde até fazer meu primeiro ciclo de quimioterapia.  Acho que perdi essa aula de biologia…

O QUE SÃO LEUCÓCITOS ?

Explicando de forma bem objetiva, Os leucócitos, ou glóbulos brancos, são as células do sistema imunológico que estão envolvidas na proteção do corpo contra doenças infecciosas e invasores estrangeiros.

Por isso, eles são fundamentais para o sucesso do nosso tratamento!

Se você está fazendo quimio e sofrendo com enjoos, as dicas da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) para controlar os sintomas das náuseas são:

Mastigar devagar, diminuir a quantidade de alimento e o tempo entre uma refeição e outra, dar preferência aos pratos gelados ou em temperatura ambiente, beber sucos, chupar picolé, ou até mesmo gelo, e comer em locais bem arejados.

As recomendações são para diminuir a quantidade de frituras, doces concentrados e condimentos.

Você também pode ler esse Artigo onde  eu compartilho 10 dicas infalíveis para controlar e evitar os enjoos causados pela quimioterapia. 

Agora, vamos entender quando seus Leucócitos estão altos e quando seus Leucócitos estão baixos… E o que você pode fazer para ajudar a aumentar os seus Leucócitos.

Porque quando nossos Leucócitos estão baixos, a gente não consegue fazer quimioterapia!
E isso pode ser desesperador!

Porque atrasa todo o nosso tratamento.

Além disso, diminui a nossa qualidade de vida,  na medida em que aumenta os efeitos colaterais do tratamento.

Em outras palavras, a sofrência é muito maior.

Se você ainda não fez quimioterapia, saiba que antes de você fazer qualquer ciclo, será necessário que você faça exame de sangue.

Pois com esse exame, seu Oncologista irá avaliar a quantas andam os seus Leucócitos para te liberar para o próximo ciclo, ou não…

Como se fosse uma prova que vai te liberar para a próxima fase!

 
 
 
 

O número normal de leucócitos no sangue depende da idade e sexo da pessoa. Mas a média é entre 4000 e 1000/mm3.

Outras causas de leucócitos baixos

Os leucócitos baixos, também chamados de leucopenia, surgem quando existe menos de 4.000/mm3 leucócitos no exame de sangue.

Algumas causas além da quimioterapia:

Anemia, uso de antibióticos e diuréticos, má nutrição ou sistema imune fraco provocado por HIV, leucemia,ou lúpus , por exemplo.

Quais são os sintomas:

Cansaço excessivo ( a tal da fadiga oncológica) , infecções e resfriados recorrentes, febre constante, dores de cabeça e dor abdominal.

Se os seus Leucócitos estiverem baixos, não se desespere porque essa Leucopenia é perfeitamente natural durante a quimioterapia.

Por isso, a necessidade de avaliar se o paciente vai aguentar o pancadão do próximo ciclo.

Leucócitos muito baixos são um risco a mais para os pacientes  que já estão com o organismo debilitado.

Causas de leucócitos altos

Os leucócitos também podem estar aumentados. Esse fenômeno também é conhecido  como leucocitose. E é caracterizado por um valor superior a 11.000/mm3 no exame de sangue.

Possíveis causas:

Infecção ou doença recente, excesso de estresse, efeito colateral de um remédio, alergias, artrite reumatoide, mielofibrose ou leucemia.

Quais os sintomas:

São raros, mas podem incluir febre acima de 38ºC, tonturas, dificuldade para respirar, formigamento nos braços e pernas e perda de apetite.

Agora irei mapear nutrientes e categorias de alimentos que tem um papel especial na nossa imunidade. E portanto, irão  colaborar para aumentar os seus Leucócitos.

PROBIÓTICOS

As bactérias que que habitam o sistema digestivo interagem com a imunidade de defesa.

Os probióticos  ajudam a reequilibrar a flora intestinal e assim, modular o sistema imune.

Suas principais fontes alimentares são:

1) Alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes.

2) Alimentos fermentados de forma caseira como as coalhadas, queijos, bebidas frutais, picles e o famoso kefir.

3) Também podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Porém, durante a quimioterapia, tem que se tomar muito cuidado com essa questão: Muitas pessoas  têm diarreia. Outras, como eu,  sofrem com prisão de ventre. A flora intestinal está desequilibrada e, por isso, não aconselho o uso de probióticos por conta própria.

Minha nutricionista, por exemplo, me desaconselhou o consumo de kefir e me prescreveu probióticos em capsulas.

Por isso, eu sempre recomendo que tem condições, busque  orientação profissional com um profissional especializado em pacientes oncológicos.

PRÉ-BIÓTICOS

Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia

Sua principal função é alimentar as bactérias benéficas presentes no intestino, melhorando seu funcionamento.

O sistema digestivo não consegue quebrar as fibras dos alimentos de origem vegetal, como a cebola, o alho e a aveia, por exemplo. Os micróbios devoram esses compostos e, a partir deles, produzem substâncias benéficas à nossa saúde.

Suas principais fontes alimentares são: Alcachofra, alho, alho poró, aspargo, chicória, tomate, banana, etc.

VITAMINA C

Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia

A Vitamina C é a mais famosa por elevar a nossa resistência. Esta vitamina hidrossolúvel atua como antioxidante, melhorando a imunidade e maior resistência contra infecções.

Frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo, entre outros são ótimas fontes deste nutriente.

Mas não adianta consumi-la apenas ao ficar doente ou no dia que for fazer quimioterapia.

Para fazer efeito pequenas doses de vitamina C precisam marcar presença diária na dieta.

GENGIBRE E CÚRCUMA

Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia

O gengibre é um excelente alimento anticâncer. Tanto que já rendeu até um artigo aqui no Blog: Gengibre- Poderoso Anti-inflamatório e emagrecedor.

Sim, o gengibre tem efeito anti-inflamatório, é desintoxicante e emagrecedor. Além disso, é ótimo para enjoos.

Coloco sempre uma rodela de gengibre nos meus Sucos Funcionais.

O açafrão-da-terra (Cúrcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Também já falei da cúrcuma aqui no Blog  pelo seu poder Anticâncer e anti-inflamatório.

A principal molécula responsável por esse efeito é a curcumina. Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres: cólon, próstata, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário, leucemia.

Não é, portanto, surpreendente que em idade idêntica os indianos tenham 8 vezes menos câncer de pulmão que os ocidentais, 9 vezes menos câncer de cólon, 5 vezes menos câncer de mama, 10 vezes menos câncer de rim e 50 vezes menos câncer de próstata!

Todo dia pela manhã preparo o meu suco para a imunidade favorito, carinhosamente apelidado de “levanta defunto” que leva Couve, Cenoura, Beterraba, Laranja, Maçã, Gengibre, Cúrcuma. Pegue a receita AQUI!

ZINCO

Como aumentar os Leucócitos durante a Quimioterapia-zinco

Esse mineral exerce efeito direto na produção, maturação e atuação dos leucócitos (células de defesa) e atua sobre as células imunes.

Carnes bovina, frango e peixe, ovos, cereais integrais e castanhas em geral são algumas opções.

Aqui também tem muita gente que fica confusa… Afinal, carne ( especialmente se for vermelha) é um alimento ácido!

Eu mesma, quando estava em tratamento e decidi adotar a Dieta Alcalinaquis parar de comer carne. Mas minha nutricionista me obrigou a comer enquanto eu estivesse em tratamento, por conta dessa leucopenia causada pela quimioterapia.

Depois que fui entendendo melhor o conceito da Dieta Alcalina, percebi que :

-Apesar da Dieta Alcalina  ser fundamentada no poder dos legumes, verduras, vegetais e frutas. Essa forma de se alimentar não é necessariamente vegetariana.

– A diferença é que, ao contrário de outras dietas que consideram a carne como estrelas do prato. A dieta alcalina permite que até 30% do seu prato sejam ácidos sem com isso alterar o PH do seu organismo.

-Então, ao invés de você bater um prato de bife com uma saladinha… Você inverte a quantidade: Bate um pratão de verduras, vegetais e um pedaço de carne ( feche a sua mão para saber o tamanho de carne ideal pra você consumir).

Hoje, que já terminei o meu tratamento, como carne vermelha no máximo duas vezes por semana. Prefiro ovos caipiras e carne branca. E que fique claro, a carne ocupa um papel coadjuvante na minha alimentação.

Eu escrevi esse Livro sobre a minha alimentação Anticâncer, no qual você saberá quais alimentos deve consumir e quais deve evitar para construir uma biologia Anticâncer.

A estrela principal da Dieta Alcalina são os alimentos que vêm da terra!

Outro ponto ponto importante é que muitas vezes, mesmo cuidando da sua alimentação, pode ser que seus leucócitos continuem baixo ou demorem para normalizar.

Eu mesma, nunca consegui fazer meus ciclos de quimioterapia a cada 21 dias. Sempre precisava de mais uma semana para me recuperar…

E certa vez, quando estava me sentindo frustrada por ter que adiar a quimioterapia por mais uma semana, mesmo cuidando tão bem da minha alimentação, meu médico me explicou que alguns organismos precisam de um pouco mais de tempo.

Como o meu caso. Mas por outro lado, eu estava me sentindo super bem, tinha uma vida praticamente normal e quase não sentia efeitos colaterais… Então, isso me acalmou.

Eu entendi que não adiantava lutar contra o ritmo do meu corpo, o mais importante é ter qualidade de vida!

43 Comentários


  1. Estou na minha segunda sessão,E o pós é terrível com 15 dias da primeira meus cabelos já estavam caindo. Já estou pensando na próxima meu Deus. Espero superar isso.


  2. Oi paty fico ate sem jeito de falar estou na 3 quimio e nao tive nenhuma. Reação minha himunidade está ótima, meu cabelo nem caiu tudinho Devo me preocupar ou festejar?


  3. Boa noite Pati comecei fazer a quimioterapia gostei muito da sua dicas


  4. Muito obrigada estou adorando suas dicas,tem me ajudado bastante
    Hoje me desesperei quando vi o resultado do exame de sangue pela segunda vez não foi liberado.vou fazer meu terceiro ciclo de quimio vermelha mas foi adiada por uma semana,fico muito preocupada porque estou me sentindo bem, estou me alimentando bem e mesmo assim o exame não foi liberado
    Estou seguindo suas dicas , vou fazer o suco LD
    Gostaria de saber a quantidade e quantas vezes devemos tomar por dia.
    Obrigada pelas dicas estou adorando te seguir ?


  5. Vou começar meu tratamento.São ciclos 21 dias são 4 meses. Gostei muito do seu trabalho.
    Obrigada pelas informações e alto astral.


  6. Olá… Vc sabe quanto tempo demoraria para os leucócitos subirem ? Meu pai está internado após a primeira quimio.. com apenas 150 leucócitos… Subiu para 200 mas caiu novamente… 🙁


  7. A luta e grande mais a vitória chegar em nome de Jesus ele é o médico dois médicos amém


  8. Oi Paty
    Como sempre encorajando e dando informações importantes.
    Deus te dará as recompensas.
    Bjs


  9. Bom dia,estou mais animada há hoje depois de ter lido seus comentarios,bjs


  10. Fico muito feliz em saber que o meu trabalho está te ajudando! Desejo muita força e sabedoria na sua Jornada rumo à cura! Beijão!


  11. Gratidão pelo carinho! Fico muito feliz em saber que meu trabalho tem te ajudado! te desejo muita força e sabedoria na sua jornada. Beijão!


  12. Muito bom vc compartilhar o q viveu e vive, isso é lindo! Amor!
    Muito grata por vc existir e nossas vidas!começo a quimioterapia dia 20, suas dicas tem sido um alento pra mim, gostaria de te conhecer pessoalmente, amo-te!?


  13. Oi querida, eu entendo…
    Acho as esperas dos resultados dos exames o período mais angustiante.
    Enquanto isso, procure adotar uma alimentação que desintoxique seu organismo e ajude o seu fígado a se recuperar.
    Eu acredito de verdade no poder de cura dos alimentos…
    Você conhece a alimentação alcalina? Aqui no blog tem vários artigos sobre o assunto. Comece com esse aqui: https://dascoisasquetenhoaprendido.com.br/2017/07/30/dieta-que-todo-paciente-de-cancer-precisa-saber/
    beijão!


  14. Oi Patrícia .fui diagnosticada com câncer no intestino a 7 anos atrás mas estava bem pequenos e foi tirado quando fiz a colonoscopia eu estava fazendo acompanhamento médico todo ano em setembro do ano passado ele voltou com tudo quando fiz exames já estava bem avançado e com metástase no fígado fiz cirurgia dia 30 de janeiro tirei um pedaço do intestino o ovário esquerdo e coloquei cateter no canal da bexiga apesar da cirurgia ser grande minha recuperação foi Boa. Aí comecei as quimioterapia com 7 comprimidos de 500mg todos os dias e quimioterapia injetável a cada 21 dias parava 7 dias Passou quase 6 meses começou uma dor em cima do estômago aí fiquei com medo que o câncer teria voltado foi ao médico mandou fazer exames e era uma hérnia ele disse não se preocupe isso é bem simples faz a cirurgia é logo vai para casa ,quando acordei da cirurgia estava com um corte enorme na barriga aí pensei que estava tomada pelo câncer mas o médico chegou e me falou que não minha barriga estava cheia de hérnia teve que abrir toda e colocar uma tela essa cirurgia que era para ser mais simples foi a a mais complicado pois tive parada cardíaca e hipotermia fiquei 7 dias internada ele falou que era por causa da quimioterapia minha pele estava muito fina
    Passou um tempo e começou aparecer as feridas na boca nos pés nos pés a mão não conseguia mais fechar as juntas estavam ficando atrofiada estava com medo de não poder mais andar e
    quando começou a aparecer feridas na barriga minha médica falou que tava na hora de cortar os comprimidos,agora estou fazendo quimioterapia toda semana estou me sentindo bem melhor as feridas sumiram e não tenho mais dores nas juntas .ela me encaminhou para um cirurgião do fígado fiquei contente pois com a cirurgia eu parava as quimioterapia. Mas o cirurgião disse que é uma cirurgia muito perigosa pois os 3 nódulos estão bem no meio do fígado e tem que tirar muito fígado bom, mandou fazer um exame mais detalhado aí vão reunir uma junta médica para ver o que vão fazer comigo. Estou esperando me chamar para fazer o exame É voltar ao médico , essa espera é terrível….


  15. Obrigada paty estou fazendo QT e vc está me ajudando muitô Deus.? te abençoe. Vilma ParaopebaMG


  16. olá Patrícia!!!
    quem está em tratamento é meu esposo, diagnostica com câncer de pelve renal com mestatse óssea e linfonodal.
    Apesar do diagnóstico estamos bem confiante com.o controle da doença em 45 dias ele fez 3 cirurgias a nefrectomia, vertebroplastia que teve um extravasamento do cimento, teve que fazer um descompressão da coluna.
    começou a químio no dia 28/12/17 con muitas náuseas e enjoos, a outra foi mais tranquila, a químio dele e de 21 em 21 dias….porem semana passada sofremos de novo com isso se perde todo o tratamentonpois está fazendo fisio e hidroterapia para recuperarbtotalmente os movimentos da perna.
    mas a questão é mesmo fazendo muito do seu livro digital e acupuntura os vômitos persisitem tem.alguma dica a mais para a gente….
    Desde já agradecida


  17. OBR mesmo por sua ajuda,me ajudou muito desde a descoberta .fiz a cirurgia agora vou começar o tratamento, estou um pouco ansiosa mais conseguindo segurar as emoções Bjos Paty


  18. Adorei seu depoimento. Vou procurar seguir o máximo. Obrigada


  19. Paty estou levando a sério seus conselhos espero ,que funcionem para que assim como vc eu vença o câncer de mama.Bjs


  20. Bacana, gostei das dicas. Maravilhoso. Já passei pelo processo da quimioterapia. Graças á Deus.


  21. Você vai ver que quase não vai ter efeitos colaterais e se tiver eles serão muito mais brandos que a maioria das pessoas… Depois me conta como está indo! Fica firme!


  22. Oi Luiz, você vai viver!!!!!
    Existe muita vida depois do câncer!
    Faça o seu tratamento corretamente, cuide da alimentação, gerencie suas emoções, tenha fé e a cura virá!
    Assista a esse vídeo de uma aluna minha que teve câncer de intestino e hoje está curada!
    https://youtu.be/7CxxJ-qq178


  23. Muito obrigado por suas maravilhosas dicas. Eu as li e hoje, varias vezes e pensei muito com suas ideias e como passastes neste tratamento. Sucesso e sempre.
    Amanha eu comeco o meu programa quimioterapico, dez aplicacoes quinzenais, pois eu tenho linfonodos ou ganglios linfaticos, que sobraram da minha cirutgia nos intestinos (retirada dum tumor solido nos intestino grosso). Tomara que eu venca esta luta, pois ainda quero viver mais um pouco alem dos meus 71 anos agora.
    Obrigadao
    Luiz Salles


  24. Estou amando te seguir, Paty ainda não comecei as quimioterapia, mais estou tranquila pois estou seguindo sua dieta arrisca
    Obrigada
    Miriam de Londrina


  25. Adorei as informações, bem úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *